Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eventos homenageiam artistas circenses

Agência Brasil - 27 de março de 2004 - 10:42

Hoje é o Dia Internacional do Circo e do Teatro. O Ministério da Cultura organizou uma extensa programação na Esplanada dos Ministérios, que começa às 11h30, para homenagear os artistas de circo e o palhaço Carequinha, que completou 80 anos. Eles estarão festejando ainda o reconhecimento pelo Ministério da Educação do diploma da Escola Nacional de Circo da Funarte. Com isso, os alunos que concluírem o curso vão ter direito ao registro profissional como técnico em arte circense.

O Ministério da Cultura vai lançar ainda o projeto Circo Vivo em 25 cidades. Segundo o secretário de Apoio à Preservação da Identidade Cultural, Sérgio Mamberti, a idéia é transformar as lonas de circo em cinemas, palcos de teatro e shows musicais, além de espaços comunitários. A idéia do Ministério da Cultura é trazer o cinema, o teatro, a dança, a literatura para o circo, interagindo com campanhas dos Ministérios da Saúde e da Educação, informa Mamberti.

No ano passado, o Ministério da Cultura investiu R$ 2,3 milhões em doze projetos. Entre eles, o programa Circo da Ciência, escola que ensina a arte circense em bairros carentes das regiões metropolitanas de Curitiba, no Paraná, e os espetáculos itinerantes do Aero Circus e Circo Teatro Biriba, que juntos conseguem um público de mais de 45 mil espectadores nas cidades do Paraná e de Santa Catarina.

SIGA-NOS NO Google News