Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/10/2007 09:55

Evento discute a astronomia sob a perspectiva indígena

Isabela Schwengber

Nos dias 16 e 17 de outubro, a UEMS realiza o evento “A questão indígena e a etnoastronomia: saberes em relação”, no auditório central da instituição, na Cidade Universitária de Dourados. Coordenado pelo professor de Física da UEMS, Paulo Souza Silva, o evento vai apresentar a astronomia através de uma perspectiva nova ao considerar os conhecimentos elaborados por indígenas, visando capacitar não-índios sobre a complexidade que envolve a questão indígena e possibilitar a vivência intercultural no âmbito da instituição e da sociedade.



A partir do sistema de cotas, implantado em 2003, a UEMS tem aumentado o acesso de negros e indígenas ao ensino superior, fato que tem suscitado a discussão, em eventos científicos e em bibliografia especializada, em como a universidade pode modificar suas práticas para incluir outros saberes que não sejam somente o científico-ocidental, como forma de reconhecer a diversidade na construção e na difusão do conhecimento existente na sociedade contemporânea, como é o caso deste evento.



As discussões dos dias 16 e 17 são pioneiras em Mato Grosso do Sul ao apresentarem o etnoconhecimento sobre a astronomia no âmbito da UEMS, universidade que tem em seu quadro discente 188 indígenas matriculados. Em ambos os dias a programação inicia às 8h30min. Para o dia 16/10 estão previstos os cursos “Tópicos em Antropologia sobre a questão indígena”, com o professor Dr. Levi Marques Pereira (UFGD) e “Religiosidade indígena”, com a professora Drª. Cândida Graciela Chamorro Arguello (UFGD). Na manhã do dia 17/10 será ministrado o curso “Etnoastronomia indígena”, com o professor Dr. Germano Bruno (UFPR), e à tarde serão realizadas oficinas sobre astronomia indígena no planetário móvel da UEMS.



A participação está aberta a toda comunidade interessada, que pode se inscrever sem custo, na terça-feira, das 8h às 8h30min, no local. O evento será realizado com recurso do Programa de Licenciatura Indígena (PROLIND/MEC) e do Programa Rede de Saberes/Fundação Ford. Mais informações e inscrições antecipadas podem ser obtidas no Programa Rede de Saberes, fone 3411-9155.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)