Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Europeus inspecionam produção de aves de MS e 6 Estados

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 17 de março de 2007 - 09:51

Foi encerrada na quinta-feira vistoria de missão de inspeção sanitária da União Européia para avaliar a produção nacional de frango. Os técnicos apontaram falhas no sistema, mas foram brandos. Chefiada pelo veterinário Bruno Brigadeau, a comitiva reuniu-se com técnicos da SDA para apresentar as conclusões das vistorias feitas entre 5 e 15 de março nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os técnicos avaliaram o funcionamento do sistema de inspeção de carnes de aves implantado recentemente no País, que obteve a aprovação dos técnicos europeus, embora com sugestões de melhorias na gestão de veterinários credenciados e na metodologia de aviso e solução de eventuais casos das doenças, como Newcastle e influenza aviária.

De acordo Paulo Armendares, da Secretaria de Defesa Agropecuária, a reunião fez considerações sobre deficiências “que podem ser corrigidas rapidamente”. “Os próprios técnicos europeus afirmaram que as deficiências são compreensíveis por causa da transição ocasionada pela implantação do novo sistema”, disse.

O relatório final sobre as visitas deve sair em 20 dias. Depois disso, a SDA terá 25 dias para apresentar resposta às alegações, antes que as autoridades européias se posicionarem quanto ao relatório. No entendimento do Mapa o prazo é um bom sinal, porque quando há problemas graves costuma ser menor.

SIGA-NOS NO Google News