Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Europeus avaliaram sanidade de bovinos em duas fazendas

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 12 de julho de 2006 - 14:10

Os técnicos europeus que estão desde sexta-feira última em Mato Grosso do Sul já estiveram nas fazendas Bonanza, em Eldorado e na Medianeira, em Japorã, onde verificaram as medidas sanitárias adotadas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para contenção dos focos de febre aftosa. A medianeira apresentou os últimos casos de animais doentes no Estado, em abril deste ano.

O fiscal federal de Agricultura Orasil Romeu Brandini afirma que os técnicos pouco falam e querem saber sobre as medidas adotadas para controle do foco e sobre o Sisbov (Sistema de Identificação de Origem Bovina e Bubalina). Neste momento eles estão reunidos com técnicos da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), de Campo Grande e técnicos de Brasília (DF). Depois definirão o cronograma da tarde. Na sexta-feira os europeus vêm a Campo Grande, onde pernoitam, e no sábado retornam para Brasília para uma reunião final.

Passados 25 dias da visita a Europa envia ao Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária) apontando falhas e contendo questionamentos. O Brasil responderá e 60 dias depois deve sair o relatório final. O próprio Ministério não tem esperanças que de o embargo seja retirado em breve. Não há perspectiva de que o embargo da Europa à carne de Mato Grosso do Sul caia.

SIGA-NOS NO Google News