Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Europa mantém embargo apenas à carne de MS, PR e SP

João Prestes/Campo Grande News - 20 de dezembro de 2005 - 20:22

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse que a União Européia restringiu as importações de carnes brasileiras apenas aos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O ministro considerou “uma vitória fantástica da área técnica” a suspensão parcial do embargo e disse que agora o país trabalha para recuperar outros mercados.

Os 25 países que integram a União Européia não compram carne desses três estados desde outubro, quando foram confirmados os focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. Após a confirmação do foco de febre aftosa no Paraná, um dos países do bloco solicitou o embargo das compras de carne de todos o país. O Ministério da Agricultura enviou uma missão técnica a Bruxelas para prestar esclarecimentos sobre os procedimentos de defesa sanitária adotados pelo país. Na semana passada, técnicos do ministério estiveram em Paris com o mesmo objetivo.

Ao todo 52 países anunciaram embargos às carnes brasileiras, dos quais oito suspenderam as importações de todo o País, entre os quais, África do Sul, Chile, Colômbia e Ucrânia. As restrições vão desde animais susceptíveis, carnes bovina e suína e de aves a equipamentos para manutenção, abate e processamento de animais.

Rodrigues adiantou ainda que as exportações de carnes bovinas em 2005 superaram a marca dos US$ 3 bilhões, com vendas para 172 países.

SIGA-NOS NO Google News