Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/04/2009 10:03

Etiqueta classifica veículos novos por consumo

Ivy Farias , ABr

São Paulo - A partir de hoje (17), os carros zero quilômetro de cinco montadoras já saem da fábrica com um selo que classifica o nível de consumo de combustível de cada veiculo. Semelhante aos selos indicadores de consumo de energia das geladeiras, o selo classifica os carros em cinco níveis, sendo A o que menos consome e E o que mais consome.

A nova etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com parceria da Petrobras.

A medição de consumo dos novos carros será realizado a cada ano entre os meses de agosto e outubro; apenas os veículos produzidos a partir de 2009 serão identificados, desde que a montadora responsável por sua fabricação faça a adesão, voluntária, ao programa.

“Todos ganhamos com este selo: a sociedade, que ganha uma cidade mais limpa e menos poluída, o consumidor, que passa a adquirir um produto melhor e as empresas, que, apesar dos investimentos iniciais, desenvolvem sua tecnologia“, disse João Jornada, presidente do Inmetro, durante a cerimônia de lançamento da etiqueta na Fiesp, em São Paulo.

Segundo ele, o consumidor brasileiro tem consciência dos seus direitos e deveres e usará a etiqueta como parâmetro antes de comprar um carro, criando assim uma nova regra de mercado. “Aos poucos todas as montadoras participarão do programa para competir não apenas no mercado interno como para os consumidores estrangeiros que comprem nossos carros“, disse.

Países como os Estados Unidos, o Japão, a Austrália, a China, o Canadá, Cingapura e os da União Européia também adotaram a etiquetagem veicular. Para consultar a tabela que informa a classificação de consumo do automóvel, basta acessar o endereço eletrônico http://www.conpet.gov.br/download/pdf/VeiculosLeves2009.pdf) do Conpet.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)