Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ética profissional é destaque no I Encontro

Luis Junot - 17 de junho de 2005 - 07:29

A palestra “Ética Profissional”, proferida pelo técnico de contabilidade e advogado, Mauro Manoel Nóbrega, de São Paulo, durante a abertura do “I Encontro do Tribunal de Contas de MS com os Contabilistas Públicos” foi um dos destaques do evento, aberto nessa quarta-feira (15.06), pelo presidente do Tribunal, José Ancelmo dos Santos, parceiros e autoridades.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de MS, Luiz Henrique de Souza e o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Padre José Marinoni assinaram dois convênios, beneficiando a categoria no curso oferecido pela instituição. Na oportunidade, José Ancelmo destacou as parcerias que vem fazendo com instituições, como por exemplo, o Tribunal de Contas da União, através do seu secretário executivo estadual, Mário Bertuol; entidades filantrópicas e outras. “Com apoio destas instituições e órgãos governamentais estamos difundindo o papel da sociedade no exercício da sua cidadania, contribuindo para a correta aplicação dos recursos públicos”, enfatizou.

De acordo com Bertuol, essa postura do TCE, de orientar e qualificar os técnicos dos órgãos jurisdicionados tem contribuído para a melhoria e qualidade nas prestações de contas dos órgãos jurisdicionados, daí o porquê de recentemente o TCU também promover o seminário “Diálogo Público”. Segundo o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Osvani Ramos, e representando a Associação dos Municípios Sul-Mato-Grossenses “a fiscalização preventiva, com orientação e qualificação aos técnicos dos municípios têm permitido maior transparência nos gastos”.

Hoje as palestras programadas são: 8 às 9h30min – “Convênios celebrados com a União e suas prestações de contas”, com o analista de controle externo do TCU, Fernando Silveira Camargo; 10h às 11h30min – “Fundos”, com as técnicas de auditoria externa, Elenira Aparecida Ribeiro e Joana Maria X. Rodrigues; 14h às 15h30min – “Controle Interno x Controle Externo”, com a contadora Maria de Fátima M. Martins; 16h às 17 h – “Contabilidade – Instrumento da Administração Pública”, com o contador, Américo José de Moura.

Das 17 h às 18 h acontece a mesa redonda para discutir e elaborar uma orientação técnica de serviço, com a finalidade de padronizar os serviços do TCE, e ainda formular um acordo de cooperação com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), tendo como mediador o professor Adelino Meneguzzo.

SIGA-NOS NO Google News