Cassilândia, Domingo, 20 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

15/09/2019 11:20

Etec Andradina cria iniciativa para difundir criação de abelhas sem ferrão

Governo de SP

 

Estudantes e professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina, no interior paulista, desenvolvem um Meliponário Escola para difundir a cultura da abelha sem ferrão e despertar o interesse de alunos e da população para esse tipo de criação de insetos.

Vale destacar que a criação desse tipo de abelha é chamada meliponicultura. O trabalho de construção do meliponário está a cargo dos estudantes dos cursos técnicos de Agronegócio, Agropecuária integrado ao Ensino Médio e na modalidade Alternância.

Visitação

A previsão é de que o empreendimento esteja concluído no fim deste ano e equipado para visitação pública a partir de 2020. Na primeira fase do projeto, as turmas trabalharam na identificação das espécies presentes na região e catalogaram sete tipos de abelhas sem ferrão: Mandaguari Preta, Tubiba, Borá, Jataí, Iraí, Tubuna (Scaptotrigona bipunctata) e Mirim.

Localizado no campus da Etec, o Meliponário ocupará uma área de 600 m2, onde serão construídos abrigos para as colmeias de abelhas melíponas nativas da região. Segundo o coordenador, Lauro Komuro, o projeto busca criar um local para realização de atividades de pesquisa e pedagógicas, além de oferecer visitação e educação ambiental aos moradores do município.

“Vamos contribuir para a difusão e transferência de tecnologia, por meio de cursos e palestras que capacitarão estudantes, meliponicultores e pessoas da comunidade do entorno que possam se interessar pelo cultivo”, explica o educador. De acordo com Lauro Komuro, no espaço, será possível pesquisar e cultivar as várias espécies de melíponas para reintroduzi-las na região.

Preservação

Outro desafio importante da iniciativa é evitar a extinção das abelhas melíponas que são ameaçadas por ações humanas que degradam o meio ambiente, como o uso de defensivos agrícolas, destruição de florestas e retirada de colmeias de abelhas nativas da mata.

Como medida de preservação, os cursos de capacitação serão dados também aos agricultores para que aprendam a identificar abelhas sem ferrão e se conscientizem do valor para a manutenção da biodiversidade.

Como a cultura de abelhas melíponas na região de Andradina ainda está começando, a produção é feita em escala artesanal porque os produtores não têm a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Por enquanto, a aplicação desse tipo de cultivo é mais relevante na agricultura com o uso das melíponas na polinização. As abelhas sem ferrão melhoram os índices hormonais das plantas, aumentando a sua produtividade.

O projeto da Etec de Andradina terá o apoio técnico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e contará com investimentos da Cooperativa Escola, Agropecuária Grendene e da Fazenda Guanabara Andradina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)