Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudo relaciona tempo que mulheres passam sentadas e risco maior de câncer

Portal Educação Física - 18 de julho de 2015 - 12:00

A Sociedade Americana de Câncer relacionou o tempo que uma mulher fica sentada com o risco de ela desenvolver tipos específicos de câncer. Essa conclusão foi observada até mesmo em mulheres com índice de massa corporal (IMC) estável e em praticantes de atividades físicas. A pesquisa, publicada no Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, não encontrou a mesma relação entre os homens.

Muitas pesquisas já sugeriram que o exercício físico pode ser um aliado para a prevenção do câncer. Entretanto, poucos cientistas, até então, tinham se dedicado a analisar os efeitos em quem não pratica atividades físicas. Com o passar do anos, o tempo que gastamos sentados em frente à TV, por exemplo, tem aumentado devido a uma série de fatores — facilidades com os meios de transporte e avanços tecnológicos são os mais influentes.

Para a observação, a equipe usou dados de um estudo sobre a prevenção da doença realizado pela Sociedade Americana de Câncer, entre os anos 1992 e 2009. Mais de 146 mil pessoas participaram dos testes. Dessas, 18.555 homens e 12.236 mulheres chegaram ao final do estudo com o diagnóstico de câncer.

O estudo concluiu que mulheres que passavam mais tempo sentadas tinham um risco 10% maior de câncer. Essa relação foi encontrada com doenças como mieloma múltiplo, câncer de mama e câncer no ovário. Nenhuma relação foi encontrada entre os homens.

Diretrizes da Sociedade Americana de Câncer para a prevenção do câncer recomendam reduzir o tempo sentado sempre que possível. A equipe responsável pela pesquisa alerta para mais estudos na área, mas concorda que “mexa-se” pode ser a palavra de ordem para ajudar a diminuir os riscos das doenças, tanto em homens quanto em mulheres.

SIGA-NOS NO Google News