Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2016 13:00

Estudo pode ter descoberto 1º sintoma que indica que uma pessoa terá Alzheimer

Bolsa de Mulher

 

Normalmente mais recorrente após os 60 anos, a Doença de Alzheimer afeta aproximadamente 40% da população mundial e, mesmo sendo menos comum, também pode dar seus primeiros sinais em pessoas mais jovens. Como as causas do problema ainda permanecem misteriosas para a ciência, muitos estudos tentam conhecer maneiras de prevenir e diagnosticar o mais rápido possível o seu surgimento.

Primeiro sintoma do Alzheimer

Em recente estudo realizado pela Universidade de Washington pode ter descoberto o primeiro sintoma que indicaria que uma pessoa terá Alzheimer: um senso ruim de direção e grande dificuldade em formar um mapa mental de ambientes, caminhos e trajetos.

A pesquisa foi realizada com a ajuda de um labirinto virtual que testou as habilidades de navegação espacial de três grupos de participantes: pessoas saudáveis, adultos com estágio precoce de Alzheimer e as pessoas com situação pré-clínica da doença, ou seja, que não apresentam sintomas, mas têm níveis mais baixos de determinado biomarcador, o que pode sinalizar um desenvolvimento da doença.

Participantes diagnosticados com Alzheimer foram mesmo piores nos testes do que o grupo de pessoas saudáveis, mas aqueles que tinham uma predisposição para a doença, mesmo sem apresentar qualquer sintoma, também encontraram dificuldades em realizar acertos nas tarefas propostas.

Denise Head, o autor do estudo, afirmou em reportagem da revista “Men’s Health” que habilidades navegação espacial, especialmente a capacidade do indivíduo de formar um mapa mental do ambiente, estão associadas ao hipocampo, uma estrutura do cérebro que muitas vezes sofre mudanças em pessoas que são diagnosticadas com a doença de Alzheimer em até uma década de antecipação.

Se perder para chegar a um destino novo ou mesmo sofrer para encontrar caminhos e lugares, no entanto, não significa exatamente um sinal de possível desenvolvimento de Alzheimer, ou seja, não há motivos para se preocupar. Além disso, apesar de relevante, os resultados obtidos na pesquisa ainda precisam ser mais explorados e novos trabalhos científicos precisam ser feitos para uma conclusão final.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)