Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudo mostra que só 8 cidades de MS mantêm museus

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 14 de outubro de 2006 - 18:07

Os museus estão presentes em apenas um de cada dez municípios de Mato Grosso do Sul. O acesso à cultura e à memória através de museus é um privilégio dos moradores de apenas 8 dos 78 municípios do Estado.

Os números fazem parte de um estudo realizado pelo Departamento de Museus e Centros Históricos Brasileiros do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que documentou a existência de 2.045 instituições abertas ao público em todo o País, outros 20 em construção e 41 literalmente fechados. O estudo foi realizado e entre maio e setembro, e divulgado esta semana.

A concentração ainda é maior se for considerado o fato que a metade dos museus em funcionamento em MS está em Campo Grande. Dos 16 existentes, oito estão na Capital, os outros oito estão distribuídos em sete cidades.

O Sudeste lidera a lista com 764 museus. No Sul, foram registradas 701 instituições. O Nordeste tem 428; o Centro-Oeste, 126; e o Norte, 67.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do departamento de museus do Iphan, José do Nascimento Júnior, disse que considera a situação preocupante porque, segundo ele, a concentração dos museus prejudica a preservação da memória nacional.

“Isso significa que muitas comunidades não estão preservando sua memória”, avaliou.

SIGA-NOS NO Google News