Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudo liga uso da maconha a câncer de testículos

Agência do Rádio - 27 de setembro de 2011 - 07:19

O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo em comparação com os homens que nunca fumaram maconha. É o que aponta um estudo do Icesp, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, que fez um levantamento entre pacientes com câncer no testículo. A pesquisa descobriu que um quarto deles usa ou usava maconha com regularidade. O câncer de testículo corresponde a 5% dos casos de tumores malignos entre os homens, segundo o Instituto, e afeta entre três a cinco indivíduos a cada 100 mil no País. O urologista do Icesp, Daniel Abe, explica o procedimento do tratamento da doença que em geral, envolve a retirada do testículo.


\"O tratamento do câncer de testículo é a realização da orquiectomia que é a retirada deste testículo comprometido, geralmente é unilateral, então a gente faz a retirada de um dos testículos, sendo que o outro testículo estando normal, o paciente tem uma vida normal, tanto na produção de testosterona, em relação à parte sexual e em relação à parte de fertilidade.\"
Esse tipo de câncer acontece com maior frequência em jovens entre 17 e 35 anos e, se for tratado rapidamente, tem alta chance de cura. Para prevenir esse tipo de doença, o chefe da Urologia do INCA, Instituto Nacional de Câncer, Franz Campos, ensina a fazer o autoexame.


\"Examinar o testículo é muito fácil, porque é um órgão externo o que o normalmente a pessoa sente é um nódulo, um caroço. O testículo é um órgão que é uma esfera e não deve ter nenhum tipo de caroço. Importante durante o banho o paciente apalpar e se sentir um caroço procurar imediatamente um serviço de saúde, especificamente um urologista.\"
: O chefe da Urologia do INCA reforça a importância de o homem estar sempre atento à própria saúde já que as chances de cura são maiores se a doença for descoberta cedo.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News