Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: uma simples caminhada ajuda a combater a depressão, diz estudo

Redação - 03 de abril de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: uma simples caminhada ajuda a combater a depressão, diz estudo

Uma simples caminhada rápida na rua perto de casa pode ter papel importante no combate à depressão. A notícia vem de pesquisadores da Escócia que analisaram dados de oito pesquisas com cerca de 340 pacientes.

A depressão é cada vez mais comum no mundo moderno e apesar de o problema poder ser tratado com medicamentos, os médicos muitas vezes indicam a prática de exercícios como tratamento.

Por esse motivo, o Ministério da Saúde tem investido em programas como Academias da Saúde. O objetivo é estimular a criação de lugares adequados para atividade física, com orientação profissional.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a prática frequente diminui o uso de medicações: ”Um dos dados dos estudos que o Ministério da Saúde fez mostrou que onde tem Academia da Saúde reduziu o antidepressivo pela população, onde tem Academia da Saúde reduziu o uso de medicamentos para pressão alta e para diabetes, reduziu o uso de anti-inflamatórios, ou seja: prevenir é sempre mais barato do que remediar.”

Padilha reforça a importância de incentivar os grupos que menos praticam atividades físicas no País: “Os idosos, as mulheres e a população de mais baixa renda são exatamente os grupos que menos fazem atividade física.

Por isso, é fundamental que o setor da Saúde, o SUS, possa oferecer a esse grupo equipamentos para atividade física de graça, com profissionais de saúde orientando esses exercícios e acompanhando inclusive esses resultados.”

Ao todo, 2.060 academias em todo o País já receberam recursos do ministério para construção e custeio de profissionais.(Web Rádio Saúde)

SIGA-NOS NO Google News