Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes poderão acessar site "Alô Juventude"

Notícias MS/Tereza da Penha - 14 de abril de 2011 - 17:21

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria de Estado de Governo (Segov/CJU) de Mato Grosso do Sul, está reativando o site da Juventude, que se encontra fora do ar desde o final de 2009. Segundo o assessor da CJU, Juliano Goosz, o novo site terá um link: “Alô Juventude”, onde estudantes e os demais jovens do Estados poderão fazer suas reivindicações ao governo. “O site trará assuntos voltados para juventude de forma geral, principalmente aos estudantes, que poderão acessar para obter informações sobre os programas de governo, como o Pro-Jovem, Vale-Universidade e sobre os Cursinhos, além de poderem também fazer suas denúncias, como de assédio sexual, dentre outras”, disse Goosz, ao informar que o site (www. juventude.ms.gov.br) volta a funcionar num prazo de 30 dias.



A Coordenadoria Estadual da Juventude, criada pelo governador André Puccinelli, é responsável pela interlocução dos jovens com os diversos seguimentos públicos. Tem por objetivo a implementação e fortalecimento das políticas de juventude já existentes no País. De acordo com o assessor da CJU, para melhorar o diálogo foram implantadas cerca de dez coordenadorias municipais, como as de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Paranhos, Campo Grande, Aquidauana, Coxim, São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Ponta Porã e de Coronel Sapucaia. “Nosso objetivo é realizar trabalhos voltados para as políticas públicas da juventude, com demais secretarias, coordenadorias, conselhos e também com gestores de juventude do Estado”, informa Goosz. Segundo ele, a Coordenadoria também tem como objetivo auxiliar na implantação de outras coordenadorias municipais fortalecendo as políticas públicas no interior.



Conferência Nacional de Juventude



De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta quinta-feira (14) começa a 6ª reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Pela manhã, a Comissão de Acompanhamento de Políticas e Programas do Conjuve fez uma análise do orçamento do Plano Plurianual (PPA) para programas voltados à juventude no período 2003-2010.




Segundo a assessoria, às 14 horas acontece a posse da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, com a presença do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Severine, 28 anos, tem origem no movimento sindical da agricultura familiar. Foi coordenadora de juventude da Fetraf-Sul/CUT e da Fetraf-Brasil. Também integrou o Conselho Nacional de Juventude de 2005 até 2010 e, em 2008, foi eleita Secretária Nacional de Juventude do PT.



Nesta sexta-feira (15), estará em debate a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Nesse dia, será instalada a Comissão Organizadora Nacional e divulgado o Regimento Interno, com as regras para as etapas preparatórias da Conferência.



Primeira Conferência



A 1ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude foi realizada no período de 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília-DF. O evento contou com a participação de dois mil delegados, que ecoaram as 400 mil vozes dos participantes do processo da Etapa Nacional. Na ocasião foram aprovadas 70 resoluções e 22 prioridades sobre vários temas. A Conferência contou com a participação de delegados dos organismos juvenis de Mato Grosso do Sul, que agora lutam para que suas propostas sejam colocadas em prática pelos poderes públicos.



Segundo Juliano Goosz, assim que o Regimento Interno da Nacional for disponibilizado, os gestores do Estado também vão começar agilizar para a realização da Etapa Estadual. “Já estamos movimentando para a realização da nossa II Conferência Estadual de Juventude. Provavelmente, a partir do mês de maio haverá uma reunião com os representantes dos órgãos e entidades da Comissão Organizadora Estadual (COE), para tratarmos sobre o assunto”, explicou o assessor da CJU.

SIGA-NOS NO Google News