Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/05/2007 17:20

Estudantes ocupam prédio da Unesp

Elaine Patricia Cruz e Bruno Bocchini /ABr

São Paulo - Estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mantém ocupado um bloco do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do campus universitário de Rio Claro, no interior paulista. A ocupação, realizada de forma pacífica, teve início na noite de quinta-feira (24). As informações obtidas junto à Reitoria e aos manifestantes são contraditórias.

De acordo com a assessoria de imprensa da Reitoria da Unesp, há cerca de 200 estudantes e eles já se reuniram com a direção do instituto, mas ainda não apresentaram uma pauta de reivindicações. As aulas realizadas no edifício foram transferidas para outro local e transcorrem normalmente. Os alunos contam outra história.

A Agência Brasil entrevistou hoje um representante do comitê de greve da Unesp em Rio Claro, que é também responsável pela comissão de comunicação da ocupação e se identificou apenas como Tom. Segundo ele, uma assembléia geral, realizada quinta-feira com cerca de 300 estudantes, decidiu a favor da ocupação do prédio, conhecido como G1 e que fica no campus Bela Vista. No mesmo dia, cerca de 100 alunos começaram a ocupar o local, mas o número agora é “flutuante”, podendo variar de 60 a 70, 24 horas por dia. As aulas, diz ele, foram suspensas, pois alguns professores também aderiram à movimentação e não lecionaram.

“O número [de manifestantes] é um pouco flutuante por causa das comissões. As comissões de finanças e alimentação, por exemplo, têm que fazer trabalhos fora da ocupação, portanto, este número não é estável”, revelou o representante. Seis comissões foram montadas pelos alunos: finanças, limpeza, segurança, alimentação, comunicação e de atividades.

O objetivo, informou o aluno, é o atendimento de uma pauta com 17 reivindicações, a maior parte delas relativa às condições dos campi da Unesp no interior do estado. Mas a mobilização também se refere às recentes modificações no ensino superior implantadas pelo governo paulista, que motivaram a ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP).

“O carro-chefe disso, e que está levantando a mobilização no estado inteiro, são três pautas: contra a criação da Secretaria Estadual de Ensino Superior; contra os decretos do Serra [assinados em janeiro deste ano pelo governador José Serra, que dizem respeito à autonomia universitária]; e contra qualquer repressão da ocupação da USP”, afirmou Tom.

“Estamos fazendo grupos de discussão e plenárias constantemente. Cada encaminhamento é tirado nesses espaços”, explicou. Ele disse que todas as discussões sobre os próximos passos da ocupação são "dinâmicas e decididas nas plenárias". Hoje, por exemplo, o grupo deve decidir sobre como ampliar o número de alunos participantes da ocupação e como “extrapolar os muros da universidade”, solicitando apoio da comunidade para a causa.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)