Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes fazem hoje prova da primeira etapa das Olimpíadas de Matemática

Mariana Tokarnia, Agência Brasil - 15 de junho de 2013 - 09:00

Brasília - Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas fazem hoje (15) a prova da primeira fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A expectativa é que os mais de 200 mil estudantes que se inscreveram participem da prova. Este é o início de uma disputa que termina apenas em outubro, com a prova da fase final. Como prêmio, os estudantes com melhor desempenho poderão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática.

Na primeira etapa, os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. Os estudantes serão divididos por níveis, de acordo com a escolaridade.

O gabarito oficial será divulgado na próxima terça-feira (18), na página da OBM. Os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis serão classificados para a próxima etapa. A segunda fase ocorre no dia 21 de setembro e a fase final, nos dias 19 e 20 de outubro. A divulgação dos resultados será em dezembro.

Além das medalhas e certificados, os estudantes com melhor desempenho serão convidados a participar da Semana Olímpica. No evento, começa o processo de seleção para integrar as equipes que vão representar o país nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.

A competição é realizada desde 1979 para estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das competições internacionais.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News