Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes farão avaliação de aprendizado em novembro

Sandra Luz - Campo Grande News - 10 de outubro de 2007 - 15:26

Estudantes de Ensino Fundamental e médio realizam entre os dias 5 e 20 de novembro a Prova Brasil e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) (Saeb). As provas serão aplicadas pelas secretarias de Educação em todo o País.

A Prova Brasil avalia alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, da rede pública e urbana de ensino. Os estudantes fazem prova de Língua Portuguesa, com ênfase em leitura e Matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. A Prova Brasil e o Saeb são a base para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Saeb será aplicado por amostra entre estudantes de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio regular. Participam alunos da rede pública e privada. Os resultados são a base de cálculo para o Ideb nacional e os Idebs dos estados.

A realização das provas ocorre em regime de parceria entre o Inep/MEC, unidades da Federação e Municípios, que formalizam sua participação por meio de assinatura de Termo de Adesão e não têm nenhum custo. É necessário participar das avaliações para ter seu Ideb calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do MEC.

SIGA-NOS NO Google News