Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes estão mais próximos do sonho de cursar medicina

Dino.com.br - 25 de setembro de 2016 - 14:30

A profissão está entre as mais estressantes, a graduação é uma das mais longas e exige dedicação integral. Embora o caminho de quem escolhe cursar Medicina seja repleto de desafios, ao menos quanto ao processo de ingresso na universidade os estudantes podem ficar mais tranquilos. Acabam de ser autorizadas 2,2 mil novas vagas para o curso de Medicina em todo o país, agora os estudantes competem por uma das 25,3 mil vagas disponíveis. Em Curitiba (PR), a Universidade Positivo (UP) aumentou a oferta de 94 para 169 as vagas oferecidas para o curso de Medicina, que é considerado um dos 10 melhores do Brasil, segundo fontes oficiais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com a nota máxima, e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos superiores.

Com mais vagas para os estudantes, a UP se prepara para garantir que a elevada qualidade do curso se mantenha. Hoje a instituição se destaca pelo projeto pedagógico e corpo docente, além da gestão acadêmica exigente e estrutura física, com laboratórios atualizados. "Temos estrutura, e ampliamos salas de aulas, laboratórios e toda a estrutura necessária para os novos alunos. O corpo docente atualmente é de 106 professores, mas será ampliado, assim como as turmas. A ampliação faz parte do compromisso social da UP”, diz o coordenador do curso de Medicina da Universidade Positivo, Ipojucan Calixto Fraiz.

De acordo com o reitor da UP, José Pio Martins, a ampliação das vagas de Medicina é um passo que representa a expansão da educação superior nos cursos de graduação e tem impacto no ecossistema do ensino superior. “Curitiba vai se consolidando como um centro importante no cenário nacional em relação ao ensino médico de qualidade”, afirma. O curso de Medicina faz parte da área de Ciências Biológicas, é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração de 6 anos, incluindo 2 anos finais destinados à residência médica.

Prioridade de governo

Para poder contar com mais profissionais atuando por todo o Brasil, o governo federal criou o Programa Mais Médicos e tem incentivado a abertura de novos cursos de Medicina. Em outubro de 2015 havia sido suspenso o edital do ano anterior que previa 39 novos municípios que ofereceriam a formação. Porém, no último mês de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a liberação do edital, processo recebido pelo MEC em agosto. Diante dessa demanda social, a UP solicitou ao MEC a autorização para aumentar vagas, e recebeu a autorização de trabalhar com as 169. O reitor da UP afirma que é papel da universidade atuar onde a sociedade mais precisa. “O Brasil tem 206,2 milhões de habitantes, o crescimento populacional anual é de 1,8 milhões de pessoas, a UP pretende colaborar com a formação de médicos para atender ao enorme contingente populacional da nação.”

Crescimento

Segundo estudo publicado no fim de 2015 na revista científica Human Resources for Health, em 2014 eram 241 cursos de Medicina no Brasil, com 20,3 mil vagas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), hoje o país conta com 25,3 mil vagas, sendo mais da metade ofertadas em instituições privadas de ensino.

SIGA-NOS NO Google News