Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudante representa Brasil em torneio de física

04 de julho de 2006 - 15:16

O paulista Daniel Fernando Pinto, 17 anos, aluno da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos, no interior do Estado, foi escolhido para ir à Eslováquia concorrer com estudantes de todo o mundo dentro do 19º Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, na sigla em inglês).

É a terceira vez que o Brasil participa do Torneio Internacional, que vai ser realizado entre os dias 5 e 14 de julho. No primeiro ano ficou em 15º lugar entre os 24 países participantes e uma posição acima do time dos Estados Unidos. Em 2005 passou para a sétima posição.

Antes de ser escolhido, Daniel participou de um torneio com equipes de todas as regiões do País. Após várias etapas, cinco equipes foram escolhidas para representar o Brasil no exterior. Das cinco equipes, quatro são de escolas particulares e, de acordo com o regulamento da competição, um integrante de cada equipe irá participar da fase internacional.

"É a primeira vez, em 27 anos de competição, que uma escola estadual participa do torneio, e o estudante Daniel é o único da equipe que vem de uma escola pública", comemora o presidente do IYPT-BRASIL, professor Ozimar Pereira.

Outros talentos brasileiros
Felipe Vignon Rios, do Colégio Objetivo, de São Paulo; Luciano Xavier Pereira, do Colégio Galois, de Brasília; Marcos Cardoso Ramos, do Colégio SETA, de São Jose do Rio Preto; e Pedro Lisbão, do Colégio Galois, de Brasília, também foram escolhidos dentre quase 100 times inscritos de vários Estados do País na fase nacional do torneio.

Sobre o Torneio
O International Young Physicists' Tournament (IYPT) - Torneio Internacional de Jovens Físicos - busca estimular o interesse dos estudantes pela Física, desenvolvendo o pensamento autônomo e crítico e estimulando o trabalho investigativo e colaborativo.

O IYPT foi criado em 1979 por professores do Departamento de Física da Universidade de Moscou, Rússia. O torneio é feito em um País diferente a cada ano, e durante uma semana 17 problemas selecionados por um Comitê Internacional são debatidos pelos times dos diversos países participantes.


Informações - Terra

SIGA-NOS NO Google News