Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudante natural de MS é assassinado na Bolívia

Nadyenka Castro, Campo Grande News - 07 de outubro de 2009 - 10:38

Um estudante brasileiro natural de Mato Grosso do Sul foi assassinado com cinco tiros na manhã dessa terça-feira, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Jeferson Paro dos Santos, 28 anos, nasceu em Nova Alvorada do Sul, cidade que fica a 118 quilômetros de Campo Grande. A família dele mora no Acre e ele cursava medicina na Ucebol (Universidade Cristiana de Bolívia).

Conforme reportagem do jornal Folha de São Paulo, o estudante passava em frente a uma lanchonete, nas imediações da Ucebol, quando uma pessoa em um carro atirou nele.

Jéferson caiu e um homem a pé o atingiu com mais quatro tiros. Ele foi atingido no rosto e tórax, e morreu no local.

De acordo com noticiado pelo jornal, a irmã da vítima, também estudante de medicina, foi testemunha do crime. Vários alunos da Ucebol ouviram os disparos.

"Ele disse que foi ameaçado, mas não disse o motivo. Eu sabia que ele estava com medo, mas ele não me falava", disse a mãe, Edna Paro dos Santos, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Jéferson estava na Bolívia havia seis anos, era divorciado e tinha dois filhos.

O vice-consulado do Brasil em Santa Cruz foi informado ainda pela manhã do crime. O cônsul-geral adjunto, Márcio Dorneles, disse que cobrou respostas da polícia local. "Pelo que me foi passado, foi um acerto de contas. Mas é preciso esclarecer o motivo, pois há muitos outros brasileiros aqui", afirmou Dorneles.

O governo de Santa Cruz de La Sierra reconheceu, por meio de assessoria de imprensa, que há um alto índice de crimes contra estudantes na cidade. Negou, contudo, que brasileiros sejam os únicos alvos. Informou ainda que vai lançar neste mês um programa para aumentar a vigilância na área de universidades.

Há na cidade pelo menos cinco universidades particulares de medicina, que atraem muitos estudantes brasileiros, mesmo que seus diplomas não valham no Brasil.

Segundo o consulado brasileiro em Santa Cruz, cerca de 10.000 brasileiros vivem no município, de 1,5 milhão de habitantes. Um terço desse total são estudantes e, em geral, filhos de famílias de classe média.
(Com informações do jornal Folha de São Paulo)

SIGA-NOS NO Google News