Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudante de MS é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro

Secom - 16 de agosto de 2012 - 20:11

Campo Grande (MS) - O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já selecionou os trabalhos que serão apresentados este ano, na nona edição do programa. Em Mato Grosso do Sul o projeto escolhido foi de Marcela Vieira, 17 anos, do 3° ano do ensino médio da EE Amélio Carvalho Baís, em Campo Grande. “O meu projeto é sobre o transito, onde altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para inserir no currículo básico a disciplina de Trânsito. Essa disciplina será muito importante para se trabalhar no ensino médio, pois os adolescentes são os que estão sendo mais afetados hoje em dia, tanto como vitimas, quanto como agressores. Além do que, em breve serão futuros condutores”, afirma a estudante.
Foram enviados mais de mil projetos de lei por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às Secretarias de Educação dos Estados. Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os setenta e oito projetos participantes.

Entre os dias 24 e 28 de setembro os jovens escolhidos participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais, em Brasília. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.

O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados, recebe onze parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal, o Acre, Mato Grosso do Sul, que têm oito representantes na Casa, recebem um representante jovem.

Jéssica Honório


SIGA-NOS NO Google News