Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

03/10/2007 07:51

Estresse pode causar arritmia cardíaca grave

Agência Rádio

Discussão familiar, sobrecarga no trabalho e até pensar demais podem levar uma pessoa a desenvolver estresse. E um estilo de vida estressante aumenta o risco de uma doença cardíaca. É o que afirma um estudo feito por médicos do Instituto Nacional de Cardiologia. Os primeiros sintomas são dores muito fortes no peito, hipertensão e arritmia. Um situação de estresse também pode alterar a contração cardíaca e provocar insuficiência localizada de irrigação pelo sangue. Se não forem controlados a tempo, esses sintomas podem até causar morte súbita. Mas, de acordo com o médico Fernando Cruz, que coordena o estudo, na maioria dos casos, essas alterações são passageiras. O médico lembra que é importante saber controlar o estresse.


"Tudo pode ser causado pelo estresse. Você pode ter como causa ou pode ter exacerbação dos sintomas. E eu acho que esse é o grande ponto da pesquisa que ensina para a gente que a gente tem que saber lidar com o estresse de maneira favorável, de maneira pró-ativa, não de maneira que aquilo possa fazer o mal, ou seja, contra você. Eu acho que essa é a grande mensagem. O estresse até tem um ponto positivo se, por vezes, ele determinar o aparecimento de uma arritmia que a pessoa não sabia que tinha, como um duplo circuito no coração, e poder tratar aquilo. Então, de uma certa forma, ele pode ajudar. "

Todos os pacientes que chegam ao ambulatório de arritmia do Instituto Nacional de Cardiologia respondem a um questionário que ajuda os médicos a identificar a origem do problema. Mas o cardiologista Fernando Cruz explica que nem toda arritmia é causada pelo estresse. Existem casos que são determinados por alterações na função da glândula tireóide. O problema é detectado mais em mulheres.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)