Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estresse já pode ser considerado uma doença laboral

Agência do Rádio - 24 de novembro de 2006 - 09:12

Os transtornos mentais já chegaram às empresas. Situações vividas no cotidiano, como pressão e conflitos nas equipes, transformam o ambiente organizacional em uma fábrica de doenças como estresse, ansiedade e depressão.

Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de São Paulo, numa grande empresa do estado, constatou que mais de 15% dos funcionários são depressivos e 10% ansiosos. E apenas um quinto dos depressivos sabe que tem a doença. No Brasil, ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos dos transtornos mentais na produtividade do trabalhador. Mas uma pesquisa inglesa mostra que a depressão, presente em 14% dos entrevistados, resultou em uma queda média de 7,6% na produtividade dos doentes. Isso representa a perda de quase 800 mil dólares para as empresas, no período de um ano.

O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto Ogata, defende que, para combater o estresse no ambiente laboral, é necessário um trabalho amplo e coletivo.

"Na verdade, não adianta somente a gente só a gente trabalhar o estresse no âmbito individual - a resiliência ou dando instrumentos para pessoa gerenciar o estresse. É muito importante trabalhar a organização do trabalho. Fatores como recompensa e demanda, relacionados à autonomia são bastante importantes."

Um dos pilares da Indústria Saudável, conceito difundido pelo Serviço Social da Indústria, o SESI, é exatamente o gerenciamento do estresse. Essa questão foi debatida em mesa redonda durante o primeiro Telecongresso Internacional Indústria Saudável, promovido pela instituição nessa terça-feira, em Brasília. O Telecongresso foi assistido por cerca de 7 mil pessoas, em 42 auditórios, no Bra sil, e pela TV Indústria, na internet.

De Brasília, Ivana Sant'Anna


SIGA-NOS NO Google News