Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

24/11/2006 09:12

Estresse já pode ser considerado uma doença laboral

Agência do Rádio

Os transtornos mentais já chegaram às empresas. Situações vividas no cotidiano, como pressão e conflitos nas equipes, transformam o ambiente organizacional em uma fábrica de doenças como estresse, ansiedade e depressão.

Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de São Paulo, numa grande empresa do estado, constatou que mais de 15% dos funcionários são depressivos e 10% ansiosos. E apenas um quinto dos depressivos sabe que tem a doença. No Brasil, ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos dos transtornos mentais na produtividade do trabalhador. Mas uma pesquisa inglesa mostra que a depressão, presente em 14% dos entrevistados, resultou em uma queda média de 7,6% na produtividade dos doentes. Isso representa a perda de quase 800 mil dólares para as empresas, no período de um ano.

O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto Ogata, defende que, para combater o estresse no ambiente laboral, é necessário um trabalho amplo e coletivo.

"Na verdade, não adianta somente a gente só a gente trabalhar o estresse no âmbito individual - a resiliência ou dando instrumentos para pessoa gerenciar o estresse. É muito importante trabalhar a organização do trabalho. Fatores como recompensa e demanda, relacionados à autonomia são bastante importantes."

Um dos pilares da Indústria Saudável, conceito difundido pelo Serviço Social da Indústria, o SESI, é exatamente o gerenciamento do estresse. Essa questão foi debatida em mesa redonda durante o primeiro Telecongresso Internacional Indústria Saudável, promovido pela instituição nessa terça-feira, em Brasília. O Telecongresso foi assistido por cerca de 7 mil pessoas, em 42 auditórios, no Bra sil, e pela TV Indústria, na internet.

De Brasília, Ivana Sant'Anna


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)