Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/11/2006 09:12

Estresse já pode ser considerado uma doença laboral

Agência do Rádio

Os transtornos mentais já chegaram às empresas. Situações vividas no cotidiano, como pressão e conflitos nas equipes, transformam o ambiente organizacional em uma fábrica de doenças como estresse, ansiedade e depressão.

Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de São Paulo, numa grande empresa do estado, constatou que mais de 15% dos funcionários são depressivos e 10% ansiosos. E apenas um quinto dos depressivos sabe que tem a doença. No Brasil, ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos dos transtornos mentais na produtividade do trabalhador. Mas uma pesquisa inglesa mostra que a depressão, presente em 14% dos entrevistados, resultou em uma queda média de 7,6% na produtividade dos doentes. Isso representa a perda de quase 800 mil dólares para as empresas, no período de um ano.

O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto Ogata, defende que, para combater o estresse no ambiente laboral, é necessário um trabalho amplo e coletivo.

"Na verdade, não adianta somente a gente só a gente trabalhar o estresse no âmbito individual - a resiliência ou dando instrumentos para pessoa gerenciar o estresse. É muito importante trabalhar a organização do trabalho. Fatores como recompensa e demanda, relacionados à autonomia são bastante importantes."

Um dos pilares da Indústria Saudável, conceito difundido pelo Serviço Social da Indústria, o SESI, é exatamente o gerenciamento do estresse. Essa questão foi debatida em mesa redonda durante o primeiro Telecongresso Internacional Indústria Saudável, promovido pela instituição nessa terça-feira, em Brasília. O Telecongresso foi assistido por cerca de 7 mil pessoas, em 42 auditórios, no Bra sil, e pela TV Indústria, na internet.

De Brasília, Ivana Sant'Anna


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)