Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estou com forte coceira no corpo, pés e mãos. Devo me preocupar?

BabyCenter Brasil - 21 de fevereiro de 2016 - 09:00

A coceira intensa em todo o corpo, em especial nas mãos e nos pés, pode indicar uma doença rara de fígado que atinge as mulheres grávidas. A colestase obstétrica afeta uma mulher grávida em cada 1.000, tende a aparecer no terceiro trimestre e normalmente some algumas semanas depois do parto.

Para 99 por cento das mulheres que têm colestase obstétrica o problema não chega a ter consequências mais graves, mas em alguns casos ele pode provocar parto prematuro, hemorragia e, em situações bem raras, a morte do bebê. Os especialistas não conhecem a causa exata da colestase obstétrica, mas acreditam que os altos níveis de estrogênio na gravidez atrapalhem o funcionamento adequado do fígado.

Se você tiver coceira intensa, sua pele estiver amarelada e sua urina estiver mais escura que o normal, fale com o médico, que pode pedir um exame de sangue. Se você receber o diagnóstico de colestase, sua gravidez será monitorada mais de perto e você poderá tomar anti-histamínicos para aliviar a coceira. O médico pode receitar também sedativos leves para ajudá-la a dormir. Se você já tiver passado das 37 semanas de gravidez, o obstetra pode optar por fazer o parto.

SIGA-NOS NO Google News