Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/01/2006 08:43

Estiagem prejudica plantações de milho e soja no Paraná

Lúcia Nórcio/ABr

O milho é a cultura mais prejudicada até agora com a estiagem que atinge o Paraná. Na atual safra, já houve uma perda de 13% na produção, inicialmente estimada em 8,83 milhões de toneladas. O Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura (Deral) divulgou o primeiro levantamento, ainda preliminar, da safra de verão. Segundo os técnicos, devido às chuvas irregulares no mês de dezembro, foram perdidas cerca de 1,2 milhão de toneladas do produto que ao preço médio atual representa um prejuízo financeiro de R$ 237 milhões.

De acordo com o levantamento, a situação mais crítica é verificada na região Sudoeste do estado, onde já foram perdidos aproximadamente 50% do potencial produtivo. A soja também está sendo prejudicada pela estiagem. Até o momento, foi observada uma redução de aproximadamente 3% na produção esperada, que era de 11,75 milhões toneladas. O maior prejuízo com a soja também é verificado na região Sudoeste, em Francisco Beltrão.

O monitoramento agroclimático realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra que não ocorreram chuvas significativas nos últimos 10 dias. A estiagem ameaça a produtividade das culturas anuais, já que a maioria delas se encontra em períodos críticos de desenvolvimento, como floração e formação de vagens e espigas. A seca também afeta as pastagens. As verduras demandam mais irrigação e perdem qualidade devido às altas temperaturas do verão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)