Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estiagem prejudica plantações de milho e soja no Paraná

Lúcia Nórcio/ABr - 11 de janeiro de 2006 - 08:43

O milho é a cultura mais prejudicada até agora com a estiagem que atinge o Paraná. Na atual safra, já houve uma perda de 13% na produção, inicialmente estimada em 8,83 milhões de toneladas. O Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura (Deral) divulgou o primeiro levantamento, ainda preliminar, da safra de verão. Segundo os técnicos, devido às chuvas irregulares no mês de dezembro, foram perdidas cerca de 1,2 milhão de toneladas do produto que ao preço médio atual representa um prejuízo financeiro de R$ 237 milhões.

De acordo com o levantamento, a situação mais crítica é verificada na região Sudoeste do estado, onde já foram perdidos aproximadamente 50% do potencial produtivo. A soja também está sendo prejudicada pela estiagem. Até o momento, foi observada uma redução de aproximadamente 3% na produção esperada, que era de 11,75 milhões toneladas. O maior prejuízo com a soja também é verificado na região Sudoeste, em Francisco Beltrão.

O monitoramento agroclimático realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra que não ocorreram chuvas significativas nos últimos 10 dias. A estiagem ameaça a produtividade das culturas anuais, já que a maioria delas se encontra em períodos críticos de desenvolvimento, como floração e formação de vagens e espigas. A seca também afeta as pastagens. As verduras demandam mais irrigação e perdem qualidade devido às altas temperaturas do verão.

SIGA-NOS NO Google News