Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Esteroides anabolizantes: o que são?

Natue - 22 de julho de 2017 - 11:00

O assunto de hoje é sobre esteroides anabolizantes! Na busca por um corpo atlético e musculoso, muitas pessoas acabam recorrendo a métodos pouco saudáveis que podem ser prejudiciais à saúde. Como exemplo, temos a utilização de esteroides também conhecidos como anabolizantes ou “bomba”.

Melhorar o rendimento esportivo e aumentar a massa muscular são os principais motivos que levam as pessoas a fazer uso desse tipo de substância. Apesar de não serem consideradas substâncias ilícitas (proibidas), os esteroides anabolizantes precisam ser receitados por médicos, sendo que seu uso é estritamente proibido para atletas.

o que são esteroides anabolizantes?

Os esteroides anabolizantes são drogas criadas para atuar como a testosterona (hormônio masculino sintetizado pelos testículos). Em alguns casos, podem ser usados como medicamento em tratamento para repor a testosterona em pacientes que não possuem quantidades adequadas desse hormônio no corpo. São encontrados na forma de comprimidos, cápsulas ou injeção intramuscular.

quais os efeitos dos esteroides anabolizantes no nosso organismo?

Os anabolizantes provocam o crescimento muscular (chamado de efeito anabólico) e o desenvolvimento de pelos, barba, engrossamento da voz (efeitos androgênicos).

Quais os malefícios e perigos do uso de anabolizantes?

O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes sem a devida orientação médica pode acarretar diversos problemas a nossa saúde como:

Homens:
Diminuição da produção de esperma;
Impotência sexual;
Ginecomastia (crescimento irreversível das mamas);

Mulheres:
Engrossamento da voz;
Crescimento excessivo de pelos no corpo;
Redução dos seios;
Pelos na face;

Adolescentes:
Pode acarretar em baixa estatura por antecipar o fim do processo de crescimento
Além disso, a utilização destas substâncias sem a correta indicação médica pode provocar o surgimento de tumores no fígado, alteração nos níveis de colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, alterações de comportamento, entre outros.

Lembre-se que ao fazer uso desse tipo de substância você está colocando sua saúde em risco. Desta forma, para conquistar um corpo sarado e saudável, não há nada melhor do que uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física!

Atenção! O uso de anabolizantes pode causar dependência.

SIGA-NOS NO Google News