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05/07/2005 13:01

Estelionatários realizam golpes contra segurados do INSS

AgPrev

Um antigo golpe contra segurados da Previdência Social voltou a ser cometido. Estelionatários ligam para a casa de beneficiários do INSS, geralmente pensionistas, alegando que a pessoa tem uma alta quantia a receber e que deve depositar um determinado valor em uma conta bancária para poder receber a quantia. A Previdência Social alerta que não se comunica com seus segurados por telefone e que jamais pede dinheiro para efetuar o pagamento de direitos de seus beneficiários.

O golpe, conhecido como Caso Coronel França, tem como principais características ligações feitas por telefones celulares pré-pagos e pedidos de depósitos em contas bancárias de laranjas. Além disso, em muitos casos, os estelionatários dizem pertencer ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e exigem um prazo exíguo do depósito para que o valor seja liberado. Eles dizem para as vítimas que, se o pagamento não for feito com urgência, o segurado irá perder a chance de receber a quantia a qual tem direito.

De acordo a Ouvidoria Geral da Previdência Social, o golpe é aplicado por uma quadrilha que atua em todo o País e que geralmente usa um celular pré-pago com número de Brasília para ligar para as suas vítimas. Apesar da atuação nacional do bando, a maioria das vítimas desse golpe mora nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ligações efetuadas para a Ouvidoria-Geral da Previdência Social relatam pedidos de depósitos que variam de R$ 200 a R$ 30 mil. Para os segurados realizarem os depósitos, os estelionatários dizem que eles têm uma alta quantia a receber e, em alguns casos, o falsário diz que a quantia a qual o segurado tem direito é superior a R$ 65 mil.

Além do suposto valor que os segurados têm a receber, outro argumento utilizado pela quadrilha é que os beneficiários só podem receber o que têm direito em Brasília. Para que eles não tenham que se deslocar até a Capital Federal, eles devem fazer o depósito da quantia exigida para receberem os valores aos quais têm direito.

Serviços - Sempre que a Previdência Social quer falar com os seus segurados, ela se comunica por meio de correspondência oficial, emitida pela Dataprev, e jamais usa telefone ou manda um servidor à casa de seus segurados. As pessoas que tiverem dúvidas a respeito de qualquer correspondência que receberem ou de um contato feito por alguém se dizendo servidor da Previdência Social ou do INSS, devem procurar a Agência da Previdência Social mais próxima ou procurar a Ouvidoria Geral da Previdência Social ou ligar para o PREVFone (0800 78 01 91). Em caso de suspeita de fraude, o cidadão ainda pode ligar para o Disque Denúncia (0800 70 70 477).

Para entrar em contato com a Ouvidoria-Geral, o cidadão pode acessar a página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), mandar um e-mail para cartas-df@previdencia.gov.br, ou enviar uma carta para a Central de Cartas no seguinte endereço: Caixa Postal 09714 – CEP 70001970 – Brasília/DF. (Alessandra Pires)

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