Cassilândia, Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

29/03/2017 11:00

Esteatose hepática e a alimentação

Gazeta Esportiva

 

A esteatose hepática ou fígado gorduroso é caracterizado pelo acúmulo de gordura no fígado. O problema começa quando a oferta de ácidos graxos e glicose vindos pela alimentação passa a ser excessiva, e quantidades de moléculas de triglicérides também se elevam excessivamente e passam a se acumular no fígado.

O grande risco consiste no fato deste excesso de gordura no fígado desencadear uma inflamação deste órgão, levando a um quadro clínico de esteato hepatite gordurosa, o que gera grande risco na saúde do fígado, podendo desencadear uma fibrose do órgão conhecida como cirrose hepática.

A esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite. As causas desses dois tipos de esteatose são o consumo de bebidas alcoólicas e a obesidade ou sobrepeso. Mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.

Outros fatores de risco para o desenvolvimento de gordura no fígado são a diabetes tipo 2, a resistência a insulina e o colesterol elevado. A esteatose é mais comum em mulheres e, pode também aparecer em pessoas magras e com baixa ingestão de álcool, em proporções menores.

Tanto a esteatose hepática como a esteato-hepatite não causam sintomas (são assintomáticas) em fases iniciais e normalmente são descobertas acidentalmente em exames de ultrassonografia ou tomografias. Não existe tratamento específico para esteatose, e o alvo deve ser o tratamento dos fatores de risco citados acima. A fase de esteatose pode ser reversível apenas com alterações dos hábitos de vida.

A perda de peso é possivelmente a medida mais importante. Todavia, deve-se limitar a perda de peso ao máximo de 1,5 kg por semana para evitar uma piora do quadro. A prática regular de atividade física também ajuda muito, pois diminui o colesterol e aumenta o efeito da insulina no organismo.

Deve-se controlar o colesterol, o diabetes, e, se possível, trocar medicamentos que possam estar colaborando para a esteatose. Não há uma dieta específica para o paciente, porém, a sua alimentação deve ser balanceada de forma a facilitar a perda de peso, o controle do diabetes e do colesterol. O paciente deve, portanto, evitar frituras, excesso de gorduras e doces.

Quais carboidratos fornecem quantidades exageradas de glicose depois de ingeridos? Vamos à lista:

Açúcares e doces de um modo geral
Farinhas refinadas, todas elas: de trigo, de milho, de arroz, de mandioca, de aveia.
Todos os derivados das farinhas refinadas: pães, massas, biscoitos, bolachas, bolos, tapioca, etc
Arroz branco, batata inglesa (pior ainda se frita em óleo pois os óleos são fontes de ácidos graxos)
Bebidas alcoólicas e refrigerantes comuns.

Como ajuda extra para nos protegermos da esteatose hepática, existem alguns nutrientes encontrados em alimentos chamados de colina e betaína que parecem ajudar o fígado a exportar para a corrente sanguínea os triglicérides que estão sendo produzidos nele, evitando assim o acúmulo dos triglicérides no fígado, que é o início da esteatose. As fontes alimentares de colina e betaína são:

Quinoa
Beterraba
Espinafre
Farelo e gérmen de trigo
Ovos
Soja

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)