Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: estalar mãos e pescoço, muitas vezes, causa prejuízo a tendões e músculos, alerta ortopedista

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 15 de março de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: estalar mãos e pescoço, muitas vezes, causa prejuízo a tendões e músculos, alerta ortopedista

Estalar dedos, tornozelos e o pescoço é um hábito comum e serve como uma forma de alívio para muitas pessoas. A prática não faz mal, caso ocorra de forma espontânea. Mas, se repetida com frequência e por muitos anos pode causar prejuízos como a perda de flexibilidade e até lesões musculares. Esses ruídos se devem pelo contato dos tendões com saliências ósseas ocasionado por movimentos extremos nas articulações. O chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Leonardo Rocha, alerta que, o quanto mais se força o estalo, maior a chance de lesionar os tendões.

"A curto prazo, não teria problema. O problema seria a logo prazo porque você iria alterar a resistência do tendão. Ao longo dos anos, o tendão vai perdendo a propriedade física e ele pode ser sensibilizado, fragilizado. E, em um longo prazo, ele pode até vir a romper quando se tem esses estalos repetitivos e por longo período\\\".

O cuidado deve ser maior com o pescoço. Segundo o ortopedista, os estalos podem desencadear lesões musculares.

“As pessoas podem relatar um conforto depois que fazem um estalido no pescoço. mas é uma região onde passam várias estruturas nobres e isso pode provocar outras lesões.”

O especialista reforça que estalar partes do corpo várias vezes é uma prática adquirida e não fisiológica. Por isso, não é recomendável.

Reportagem, alexandre souza

SIGA-NOS NO Google News