Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estágio: Oportunidade de trabalho para estudantes

Fabiane Sato - 15 de agosto de 2005 - 14:42

Já era a idéia de que estagiário é mão de obra barata. Empresas sérias pensam há algum tempo nesses estudantes como jovens talentos. Tanto é assim, que não economizam na hora de selecionar os acadêmicos para ocupar uma vaga em sua empresa. Para os estudantes, a melhor maneira de colocar em prática a teoria da faculdade, a chance de poder errar sem maiores responsabilidade e mais: a possibilidade de garantir uma vaga, depois de sua formação, no concorrido mercado de trabalho.

Em Mato Grosso do Sul, conforme os dados do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), todos os anos 67% dos estudantes são contratados pelas empresas que prestaram estágio. “Esse número seria maior, se os órgãos públicos também tivessem autonomia para contratar seus estagiários”, comenta a supervisora de Relações Externas do CIEE, Edna Contelli.

Conforme a supervisora, são de 170 a 200 vagas abertas por mês, a maioria para estudantes de administração de empresas que podem ganhar até R$ 1.500,00 por mês. “A carga horário varia de quatro a oito horas, dependendo da exigência da empresa”, comenta Edna.

EMPRESAS

Na Brasil Telecom, em Mato Grosso do Sul, dos 60 estagiários que passaram nos últimos três anos pela empresa, 33% deles foi contratado. A gerente de Recursos Humanos da empresa, Neide Francisco Machado, afirma que a empresa nunca viu o estudante como mão-de-obra barata. “A empresa investe para a seleção desses colaboradores e a bolsa que pagamos mensalmente não é baixa e há chance de recolocação para eles dentro da empresa”, explica a gerente.

Neide Machado comenta também, que nem sempre, no momento do término do período de estágio há oportunidade de colocação profissional para os estudantes recém formados. No entanto, seus currículos ficam no banco da empresa e, como já passaram pela empresa, no processo de seleção, são preferidos entre os demais candidatos.

Segundo ela, os estagiários trazem mais criatividade ao trabalho da empresa. “Como são estudantes ainda podem errar e isso faz com que não tenham medo de dar idéias e trazer propostas criativas para processos que estão emperrados dentro da empresa”, conta.

Já no Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), apesar dos estagiários não terem possibilidade de contratação, mais de 50% dos estagiários que passam pela empresa são contratados em outros órgãos.

“Antes, os estagiários tinham chance de trabalhar na empresa, agora eles participam da seleção junto com os demais candidatos”, explica a consultora do Sebrae/MS, Janister Adriana Seixas de Mello.

Para a vaga, o estudante passa por um processo seletivo que vai desde a avaliação do currículo até uma avaliação psicológica. “O processo não é barato, porque queremos estudantes que tenham aptidão para a vaga que vamos abrir”, diz.

ESTAGIÁRIOS

Thiago Serpa, estudante de jornalismo do quarto ano da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal), faz dois estágios, um no CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul) e outro no Sebrae/MS.

No Sebrae, ele foi selecionado entre dez participantes, no CREA, a oportunidade apareceu quando deixou o último trabalho. “Espero ser contratado por qualquer uma das empresas, mas faço estágio porque acredito que é fundamental para o aprendizado da profissão”, comenta.

Além da chance de contratação e de conhecimento prático da área, Thiago vê no estágio uma forma de conhecer outros contatos profissionais.

Ja estudante de publicidade, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Beatriz Nantes, concorreu com 20 estudantes para conseguir a vaga na área de Relações com a Mídia da Brasil Telecom, na filial de Mato Grosso do Sul. Além da avaliação psicológica, exames de português e específicos da área também foram feitos com os estudantes.

“Tenho esperança de ser contratada pela empresa”, comenta a estudante de publicidade, que está no sexto semestre da faculdade e vislumbra uma vaga na empresa em Florianópolis (SC). Para Beatriz Nantes, o estágio é a oportunidade de conhecer a realidade do mercado e também aprender.

SIGA-NOS NO Google News