Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/04/2013 08:18

Estadual não definiu o campeão, mas já elegeu a "musa" da arbitragem

Gabriel Neris, Campo Grande News
Vanessa de Abreu Amaral é assistente do quadro estadual e almeja chegar a Fifa (Foto: Raul Rodrigues)Vanessa de Abreu Amaral é assistente do quadro estadual e almeja chegar a Fifa (Foto: Raul Rodrigues)

As mulheres têm tomado espaço dos homens em todas as profissões. No futebol, prática esportiva tipicamente machista, não poderia ser diferente. No quadro de arbitragem da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) se destaca a auxiliar Vanessa de Abreu Amaral, de 27 anos.

O salto na carreira pode acontecer daqui a 40 dias, em São Paulo. Vanessa tentará passar nos testes para entrar no quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e consequentemente da Fifa (Federação Internacional de Futebol). “Temos que fazer o mesmo tempo que os homens e treinar um pouco mais”, comenta a auxiliar.

No teste da CBF, realizado no mês passado em Campo Grande, Vanessa não foi aprovada. “É bastante puxado, treino todos os dias. Academia, pista”, conta.

A campo-grandense trabalha como profissional da arbitragem desde 2004. “Quando entrei não tinha mulher no quadro, mas aceitaram. Com o tempo foi quebrando um paradigma”, revela. Se o preconceito foi deixado de lado, as piadinhas também sumiram. “Hoje em dia é tranquilo, claro que tem exceção, mas em geral no Estado não vejo mais isso”, acrescenta.

De acordo com a FFMS, o quadro de arbitragem estadual conta com 102 profissionais. São apenas cinco mulheres rodeadas por 97 homens. Além de Vanessa, somente Janaína Dantas, de Dourados, atuaram na edição deste ano do Campeonato Sul-mato-grossense.

Segundo Vanessa, os árbitros costumam conversar e recebem orientações de algum observador da federação, que assiste a toda partida.

A relação com o esporte sempre foi próxima. Vanessa jogava futebol, mas teve que optar entre continuar atuando ou ir para o curso de Educação Física. Escolheu o estudo e parou de jogar. Durante o curso, apareceu a oportunidade de participar do curso de arbitragem. “Fiz sem intenção nenhuma”, revela.

A assistente almeja passar no teste "masculino" da CBF para atuar com o escudo da Fifa. No Campeonato Estadual, Vanessa atuou nas duas últimas finais do Estadual. A assistente almeja chegar à decisão pela terceira vez consecutiva. “Estou trabalhando para isso. Chegar a final é um mérito”, completa.

Neste final de semana Vanessa ia atuar na segunda partidas das quartas-de-final do Estadual entre Aquidauanense e Itaporã, no estádio Noroeste, em Aquidauana. Vanessa foi escalada ao lado de Endivaldo de Marcos Souza Lima e Cícero Alessandro de Souza.

Porém, a partida foi adiada por causa do alagamento do campo do Aquidauanense, e vai acontecer somente na próxima terça-feira (9), às 19h.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)