Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estadual de 2008 poderá ser disputado por 18 equipes

Humberto Marques/Campo Grande News - 20 de outubro de 2007 - 18:36

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul elaborou uma proposta para o Campeonato Estadual de 2008 que inclui a participação de 18 clubes. O projeto, apresentado pelo Conselho Técnico da entidade, incluiu os dez times que se mantiveram na Série A de 2007, além de garantir a ascensão de oito clubes que disputaram a Segunda Divisão neste ano. As competições seriam realizadas entre 13 de janeiro e 29 de junho de 2008.

As agremiações foram distribuídas em dois grupos. No “A”, estão o Esporte Clube Águia Negra (campeão deste ano da Primeira Divisão), 7 de Setembro, Corumbaense e Cene, que disputaram a Série A neste ano, e Pantanal de Ladário, Maracaju, Ivinhenha e Associação Atlética Moreninhas, todos egressos da Série B, ao lado do campeão Naviraiense. Já o Grupo B contaria com Operário, Coxim, Rio Verde, Costa Rica, Serc e Paranaibense, que disputaram a Primeira Divisão; e Comercial, União de Inocência e Misto de Três Lagoas – os três últimos da Série B de 2007.

A composição das chaves acaba por incluir na Primeira Divisão os clubes que se classificaram para a segunda fase da Segundona neste ano. A princípio, o regulamento da FFMS para a última competição estadual previa que apenas campeão e vice da Série B ascenderiam para a “A”. O esquema também excluiu da disputa da Primeira Divisão o UMJ EC de Bonito, que neste ano cai para a Serie B, e o Mundo Novo, automaticamente rebaixado por desistir de disputar a divisão principal em 2007.

Série C e Copa do Brasil – O regulamento prevê que a primeira fase será disputada em jogos de ida e volta, entre os dias 13 de janeiro e 13 de abril. Os cinco melhores classificados do Grupo A irão compor o Grupo C; e os cinco primeiros do “B” vão para o Grupo D, que disputarão a segunda fase. Serão rebaixadas para a Segunda Divisão a pior equipe de cada grupo.

Os dois grupos farão confrontos entre si, entre 16 de abril e 21 de maio, também em turno e returno. As duas melhores equipes de cada fase irão para a terceira fase (semi-final): o campeão do Grupo C enfrentará o líder do Grupo D; e o vice do “C” pegará o segundo colocado do “D”. Os vencedores desses confrontos disputarão as finais, nos dias 22 e 29 de junho.

Os times campeões das chaves “A” e “B” estarão classificados para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro de 2008. Uma das vagas para a Copa do Brasil será diretamente repassada ao campeão estadual do próximo ano.

Já a segunda vaga, conforme a federação, será definida através da “Copa dos Campeões do Ranking FFMS”, que envolverá as associações que participaram ininterruptamente dos campeonatos estaduais entre 2006 e 2008 da Série A e o campeão da Série B do próximo ano, desde que atenda os critérios estabelecidos.

SIGA-NOS NO Google News