Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/11/2004 13:07

Estados e municípios debatem ampliação do ensino

Assessoria / MEC

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) realiza o Encontro Nacional Ensino Fundamental de Nove Anos, amanhã, 18, e sexta-feira, 19, em Brasília. Participarão do evento cerca de 300 representantes de secretarias municipais de educação, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de universidades que compõem a Rede de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Rede).


“Além de promover discussões sobre avanços e dificuldades no processo de ampliação do ensino fundamental, o encontro propiciará o debate sobre o currículo adequado às crianças de seis anos”, afirma Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB. “É importante que, para as crianças, a transição aconteça de forma tranqüila”, acrescenta.


O Encontro conclui uma etapa de debates com estados e municípios sobre o programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos, da SEB, que se desenvolveu a partir de sete encontros regionais. Além disso, foram distribuídos 25 mil exemplares do documento Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais em 2004.


A programação inclui palestras e relatos de experiências de secretarias que já ampliaram o ensino fundamental, seguidos de debates. Os participantes serão divididos em oito grupos de trabalho para discutir o conteúdo do documento anteriormente distribuído. Nos grupos, os participantes fornecerão informações sobre como a ampliação está sendo feita por estados e municípios.


Os subgrupos debatem os demais temas que envolvem a ampliação do ensino fundamental: proposta pedagógica, currículo, organização dos espaços físicos, materiais didáticos, aspectos financeiros, nomenclatura para o ensino fundamental e primeiras séries e estrutura (ciclo, série ou outra). A SEB produzirá uma publicação com a síntese das discussões do encontro, que será distribuída para todos os estados e municípios em 2005.


Equiparação – A ampliação do ensino fundamental para nove anos está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e em uma das metas do ensino fundamental no Plano Nacional de Educação (PNE). Quando vigente em todas as escolas brasileiras, o ensino fundamental de nove anos vai equiparar os sistemas educacionais do Mercosul: a duração da educação básica no Brasil somará doze anos, a partir dos seis anos de idade, o que já acontece nos sistemas de ensino dos países do bloco econômico, com exceção de Brasil e Chile.


Segundo o Censo Escolar de 2003, 11.510 escolas já haviam ampliado o ensino fundamental para nove anos e apenas seis unidades da Federação não apresentavam nenhum tipo de ampliação. Segundo levantamento feito pela SEB, os sistemas estaduais de Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Sergipe e Rio Grande do Norte iniciaram esse processo em 2004. O estado do Maranhão deverá ampliar o ensino fundamental em 2005.


A abertura do evento ocorre às 8h30 no Hotel Grand Bittar, localizado no SHS, Quadra 5, bloco A. Mais informações pelo telefone (61) 2104 8064.


Repórter: Adriana Maricato

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)