Cassilândia, Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

08/04/2015 15:57

Estado pretende vacinar cerca de 19 milhões de cabeças de gado contra aftosa

Correio do Estado

A campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa deve imunizar aproximadamente 19 milhões de cabeças de gado, informou nessa quarta-feira o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiocheta.
“Fez sombra tem que vacinar”, reforçou o dirigente da Iagro, lembrando que a orientação é reforçar a imunização para assegurar o status sanitário de Mato Grosso de garantir a participação do Estado nos mercados interno e externo da carne. O Estado tem o quarto maior rebanho bovino do Brasil e é o segundo em abate. São 9 milhões de cabeças destinadas à indústria frigorífica por ano.
Segundo Luciano Chiocheta, a Iagro vem cumprindo à risca todas as etapas de controle sanitário, tanto do rebanho e principais culturas quanto da cadeia agroindustrial. Neste ano a vacinação começa pela região de fronteira, que é mais vulnerável. “Nos últimos anos atingimos todas as metas de vacinação e podemos até desmobilizar gradativamente as Zonas de Alta Vigilância (ZAV)”, prognosticou Chiocheta.
Luciano Chiocheta e o gerente da área de Sanidade Vegetal, Félix Castre falaram das ações do governo na área de defesa agropecuária, observando que por orientação do governador Reinaldo Azambuja, a atenção segue redobrada na fronteira, onde o Estado disponibiliza a vacina aos pequenos criadores e fiscaliza com rigor o trânsito de animais. A Iagro mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e orientar os pecuaristas.
Calendário de Vacinação
A vacinação na região de fronteira começou no dia 1º de abril e vai até 15 de maio. Nessa área, os produtores têm até 1º de junho para fazer o registro do número de animais imunizados.
Na região do planalto, a vacinação acontece de 4 de maio a 8 de junho. O registro deve ser feito até 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha começa em 4 de maio e vai até 17 de junho, com prazo para registro até 2 de julho.
Segundo o diretor-presidente da Iagro, também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a Brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado.
Em qualquer situação, os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro, no endereço http://www.iagro.ms.gov.br. Mais informações podem ser obtidas nos escritórios locais da Iagro ou pelo disque-aftosa – 0800 67 9120.
Confira o calendário de vacinação:
Região de fronteira – de 1º de abril a 15 de maio
Região do planalto – de 4 de maio a 8 de junho
Região do Pantanal – 4 de maio a 17 de junho

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 03 de Agosto de 2020
Domingo, 02 de Agosto de 2020
19:51
Chapadão do Sul/Paranaiba
Sábado, 01 de Agosto de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)