Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado pode ganhar central de comercialização de leite

Humberto Marques / Campo Grande News - 02 de março de 2006 - 15:25

O Comitê de Projetos da Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul reuniu-se na manhã de hoje, na sede do Sebrae/MS, para discutir o desenvolvimento da cadeia produtiva no Estado, a partir da implantação de uma Central Estadual de Comercialização. A OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul) e a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), parceiros na iniciativa, já elaboram o pré-projeto para posterior captação de recursos e contratação de consultoria para a obra.

“Será um projeto que contará com um diagnóstico do setor, onde nós estaremos conhecendo a realidade da pecuária de leite no Estado, além de propor ações para a estruturação dos produtores em associações e cooperativas, ações de infra-estrutura para melhorar as condições de produção e comercialização do produto, mas que terá como foco central a implantação de uma Central Estadual de Comercialização do Leite”, afirmou Alexandre Gessi, consultor de Soluções do Sebrae, adiantando que a central terá o papel de promover o escoamento do excedente da produção local, transformada em leite em pó ou condensado, para outros centros consumidores – preferencialmente o mercado externo – agregando valor e criando uma nova alternativa de renda para os pecuaristas.

Denis Vilela, presidente da Asproler (Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso do Sul) salientou que, embora o projeto seja interessante, a questão do comércio precisa ser enfocada. “Hoje, o que acontece é que o preço do leite melhora um pouco, o produtor se anima, investe, aumenta a produção e o preço cai lá em baixo. Aí, sem alternativas, ele acaba vendendo o leite abaixo do preço de custo, inviabilizando a atividade”, disse, pedindo segurança para a categoria. Até o fim deste mês, o comitê se reunirá novamente para discutir a proposta.

SIGA-NOS NO Google News