Cassilândia, Sábado, 21 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2017 16:00

Estado melhora índices, mas mantém 5º lugar no ranking de competitividade

Campo Grande News

Mato Grosso do Sul se manteve em 5º lugar no ranking de completividade medido por um estudo conduzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.

A pesquisa é considerada uma das mais completas sobre as unidades da federação por levar em consideração dez itens: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.

Cada um deles é composto por 66 indicadores verificados por instituições como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Ipea (Instituto de Planejamento de Economia Aplicada, ligado ao Ministério do Planejamento).

Mato Grosso do Sul obteve média geral de 62,7 pontos, atrás apenas de São Paulo (87,8 pontos); Santa Catarina (77,2 pontos), Paraná (70,8 pontos) e Distrito Federal (69,4 pontos). A nota do estado caiu três pontos em comparação com a obtida em 2016, que foi 65,1.

Levando em consideração os índices individualmente, o estado ocupa posições de destaque em vários deles. Em Capital humano, por exemplo, o estado saltou uma posição, ocupando agora o sexto lugar no ranking nacional.

Já em educação, Mato Grosso do Sul passou de 11º para 10º, sendo o primeiro no quesito “Avaliação da Educação”, obtendo nota máxima no item. O índice, de modo geral, também leva em conta a pontuação dos candidatos locais no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira).

Em infraestrutura, o estado subiu duas posições, indo de 7º para 5º lugar graças aos investimentos que melhoraram a qualidade e o acesso à energia elétrica, que foram as maiores pontuações dentro desse item de avaliação.

O estado também se destacou na segurança pública, pulando do 14º lugar no Brasil em 2016 para o 5º melhor nessa área com boas notas na solução das chamadas “mortes a esclarecer”, segurança patrimonial e segurança pessoal.

Comparação – Segundo o Estado de S. Paulo, o Amapá, que perdeu dez posições, passando do 16.º para 26.º lugar, foi o Estado com o pior desempenho em 2017, especialmente pelo resultado obtido nas áreas de educação e capital humano.

Já o Acre ganhou mais posições, embora ainda esteja no 19º lugar no ranking geral. No topo da lista, a principal novidade foi a performance de Santa Catarina, que conquistou a segunda posição, no lugar do Paraná, que caiu para a terceira colocação.

Alguns Estados, como Rio Grande do Norte e Tocantins, que obtiveram notas mais baixas neste ano do que em 2016, ganharam posições no ranking, porque caíram menos que os demais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 19 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)