Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado frustra comércio e mantém região na fase laranja

Números do DRS melhoraram, mas não o suficiente para avançar de fase no Plano SP

O Extra.net - 20 de fevereiro de 2021 - 16:00

Estado frustra comércio e mantém região na fase laranja

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 19, a nova reclassificação do Plano SP. O Departamento Regional de Saúde de Rio Preto foi mantido na fase laranja.

Na fase laranja todas as atividades liberadas podem atender por até oito horas diárias, com capacidade de público de 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A piora nos índices de avanço do coronavírus no interior deixa as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente na fase vermelha. As demais regiões permanecem sem alteração em relação à classificação atual, em vigor desde o último dia 6. Continuam na fase amarela a Grande São Paulo e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.

A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Nas regiões com restrição total de fase vermelha, há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Com a reclassificação desta sexta, na fase amarela a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida por mais duas horas, das 6h às 22h. Nas etapas laranja e vermelha, permanece o limite entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

NÚMEROS

O DRS de Rio Preto tem, segundo os dados apresentados nesta sexta-feira, 19, 7,8 óbitos por 100 mil habitantes, queda considerável desde a última atualização, quando o índice estava em 11,2. A região contabilizou 62,9 internações por 100 mil habitantes, e 363,7 casos por 100 mil.

Tirando o número de óbitos, que esteve dentro dos critérios de fase amarela, as internações e casos ficaram dentro da margem de erro, mas ainda indicados como fase laranja, o que fez com que a região fosse mantida nesta etapa do Plano SP.

O DRS de Rio Preto tem 68,7% das vagas de UTI ocupadas com pacientes com coronavírus.

SIGA-NOS NO Google News