Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado elabora projeto para conter estresse

Karla Tatiane - SED - 25 de outubro de 2003 - 09:26

O número de professores afastados da sala de aula por problemas de saúde é elevado. São diversas as causas que levam a esses afastamentos - principalmente psicológicas.

Para atenuar essa realidade, a Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolve, desde 2002, o projeto Ação Preventiva à Saúde Mental, que atende aos professores e administrativos da área educacional, na tentativa de combater o estresse diário da profissão.

De janeiro até agora o projeto atendeu a mais de 200 pessoas. Em parceria com a Ong Amparo (Centro de Apoio à Saúde e Apoio Social), o setor de Apoio Social da SED oferece viagens aos profissionais, que participam de workshops e encontros que tratam sobre as doenças relacionadas ao trabalho. Palestras, vídeos, músicas, passeios, hospedagem e alimentação também fazem parte da programação.

Uma nova etapa do projeto vai acontecer de 24 a 29 de outubro, em Caldas Novas (GO). Nesse período, 46 profissionais vão participar na cidade goiana do 2º Encontro Anti-estresse. As palestrantes Leny Carmo de Souza, Adriana Camargo do Nascimento e Silvana Siqueira Piuna de Souza vão tratar respectivamente dos seguintes temas: administração do estresse, nascimento do estresse e relaxamento e meditação.

Para a coordenadora Leny Carmo "o ideal é que todos os profissionais pudessem participar pelo menos uma vez do projeto". Segundo ela, a principal dificuldade encontrada para a realização desse trabalho é a falta de conscientização dos profissionais da área. As pessoas com sintomas precisam ter a intenção de se tratar.

Também como forma de discutir e combater os sofrimentos do ofício de ensinar, o setor de Apoio Social organiza capacitações de desempenho profissional aos educadores de escolas estaduais. Essa atividade já aconteceu em Campo Grande, Corumbá, Eldorado, Itaquiraí, Juti, Bonito e Coxim. A próxima cidade a receber a capacitação será Ivinhema, em novembro.

Os males sofridos pelos educadores são muitos e somente agora estão sendo amplamente debatidos. Cerca de 30% dos profissionais de educação das redes de ensino estão em licença para tratamento de saúde no Estado. Esses são os dados da pesquisa feita pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (LPT-UNB) coordenada pelo professor Wanderley Codo. Os fatores que levam ao afastamento são vários: estresse, disfonia, bursite, rinite alérgica, depressão, entre outras causas menos freqüentes.

Workshop

O 8º Workshop: Educação e Controle do Estresse na Qualidade de Vida" é outra iniciativa voltada a debater o trabalho dos professores. Ele vai acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro, em Lagoa Santa (GO).

Durante três dias será discutido nas palestras a história do estresse e também os chamados "quatro gigantes da alma" - medo, angústia, ansiedade e insegurança. São esses sentimentos em desequilíbrio que mais levam as pessoas a sentirem depressão e estresse. As pessoas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com Leny Carmo pelo telefone (67) 318-2266.

SIGA-NOS NO Google News