Cassilândia, Sábado, 19 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

25/10/2003 09:26

Estado elabora projeto para conter estresse

Karla Tatiane - SED

O número de professores afastados da sala de aula por problemas de saúde é elevado. São diversas as causas que levam a esses afastamentos - principalmente psicológicas.

Para atenuar essa realidade, a Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolve, desde 2002, o projeto Ação Preventiva à Saúde Mental, que atende aos professores e administrativos da área educacional, na tentativa de combater o estresse diário da profissão.

De janeiro até agora o projeto atendeu a mais de 200 pessoas. Em parceria com a Ong Amparo (Centro de Apoio à Saúde e Apoio Social), o setor de Apoio Social da SED oferece viagens aos profissionais, que participam de workshops e encontros que tratam sobre as doenças relacionadas ao trabalho. Palestras, vídeos, músicas, passeios, hospedagem e alimentação também fazem parte da programação.

Uma nova etapa do projeto vai acontecer de 24 a 29 de outubro, em Caldas Novas (GO). Nesse período, 46 profissionais vão participar na cidade goiana do 2º Encontro Anti-estresse. As palestrantes Leny Carmo de Souza, Adriana Camargo do Nascimento e Silvana Siqueira Piuna de Souza vão tratar respectivamente dos seguintes temas: administração do estresse, nascimento do estresse e relaxamento e meditação.

Para a coordenadora Leny Carmo "o ideal é que todos os profissionais pudessem participar pelo menos uma vez do projeto". Segundo ela, a principal dificuldade encontrada para a realização desse trabalho é a falta de conscientização dos profissionais da área. As pessoas com sintomas precisam ter a intenção de se tratar.

Também como forma de discutir e combater os sofrimentos do ofício de ensinar, o setor de Apoio Social organiza capacitações de desempenho profissional aos educadores de escolas estaduais. Essa atividade já aconteceu em Campo Grande, Corumbá, Eldorado, Itaquiraí, Juti, Bonito e Coxim. A próxima cidade a receber a capacitação será Ivinhema, em novembro.

Os males sofridos pelos educadores são muitos e somente agora estão sendo amplamente debatidos. Cerca de 30% dos profissionais de educação das redes de ensino estão em licença para tratamento de saúde no Estado. Esses são os dados da pesquisa feita pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (LPT-UNB) coordenada pelo professor Wanderley Codo. Os fatores que levam ao afastamento são vários: estresse, disfonia, bursite, rinite alérgica, depressão, entre outras causas menos freqüentes.

Workshop

O 8º Workshop: Educação e Controle do Estresse na Qualidade de Vida" é outra iniciativa voltada a debater o trabalho dos professores. Ele vai acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro, em Lagoa Santa (GO).

Durante três dias será discutido nas palestras a história do estresse e também os chamados "quatro gigantes da alma" - medo, angústia, ansiedade e insegurança. São esses sentimentos em desequilíbrio que mais levam as pessoas a sentirem depressão e estresse. As pessoas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com Leny Carmo pelo telefone (67) 318-2266.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
06:40
Libertadores da América
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)