Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado deve abater 400 mil novilhos precoces em 2006

Humberto Marques / Campo Grande News - 20 de novembro de 2006 - 15:26

Mato Grosso do Sul deve registrar em 2006 o abate de 400 mil cabeças de novilho precoce, segundo estimativa do secretário de Produção e Turismo, João Cavalléro. O número representa 10% do total de bovinos abatidos no Estado neste ano. “É um produto que atinge mercados até então fechados para a pecuária nacional, pois o produtor passa a vender carne de qualidade e não arroba de boi”, destacou Cavalléro.

Segundo a Agência Popular de Notícias, até 30 de outubro passado, foram concedidos nos últimos oito anos R$ 22,3 milhões em incentivos para 3,2 mil produtores cadastrados no programa de produção de carne de novilho precoce. Neste ano, mais de 259 mil animais foram abatidos nos oito frigoríficos credenciados para este setor da cadeia da carne. Desse total, 221 mil foram classificados como precoce – dos quais 171,4 mil eram machos, com peso médio de 17,75 arrobas e incentivo de R$ 20 por cabeça. O percentual de 85,15% é considerado um indicativo de que os criadores vêm se adequando às novas exigências do mercado.

“O novilho precoce trouxe uma mudança para o comportamento tecnológico da bovinocultura no Estado. Hoje, o empreendedor entende que o mercado só vai remunerar melhor os que produzirem um produto de qualidade e conformidade, no padrão exigido pelo consumidor final”, sustentou Cavalléro. Pecuaristas que possuem interesse em participar do programa de novilho precoce podem se cadastrar através do site da Seprotur, no endereço http://www.seprotur.ms.gov.br.

SIGA-NOS NO Google News