Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado de emergência em Pernambuco

Márcia Wonghon/ABr - 03 de fevereiro de 2004 - 13:24

O governador Jarbas Vasconcelos decretou estado de Emergência em todo o território de Pernambuco, por causa das chuvas. Os prejuízos já contabilizados com a destruição de barragens, transbordamento de açudes, inundações de casas, plantações, rodovias, ruas, superam R$ 32 milhões.

A medida foi tomada para agilizar a liberação de recursos federais, destinados a atender 29 municípios atingidos pelas chuvas, que deixaram até agora 22 mortos e mais de 11 mil desabrigados.

A decisão foi comunicada pelo governador, por meio de fax, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com um pedido de providências urgentes.

Jarbas pretende se unir aos governadores de outros estados do Nordeste como o Piauí, Ceará,. Alagoas e Sergipe, que também estão sofrendo os efeitos das chuvas intensas, para falar pessoalmente com o presidente da república, sobre a necessidade de medidas imediatas, que amenizem o sofrimento da população.

O governador está visitando hoje o município de Floresta, no sertão, para avaliar os estragos na cidade. Ele também vai se reunir com os prefeitos dos municípios atingidos pelos temporais.

A situação se agravou no município de Gravatá, no Agreste, onde o Rio Ipojuca transbordou inundando ruas, casas e plantações. Em Petrolina, no sertão 11 bairros continuam alagados e a maior preocupação das autoridades sanitárias ainda é com surtos de dengue e leptospirose.

Em Caruaru, a água cobriu as calçadas em vários bairros, transformando ruas em rios. Uma ponte cedeu e seis casas foram destruídas.

Na capital e na região metropolitana a chuva deu uma trégua nesta terça-feira, mas ontem ocorreram alagamentos e deslizamentos de barreiras, sem vítimas.

A meteorologia prevê mais nove dias de chuvas para todo o Estado.

SIGA-NOS NO Google News