Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado antecipa para 4 de fevereiro salários de janeiro

Agência Popular - 05 de janeiro de 2005 - 08:16

Os salários dos servidores estaduais referentes a janeiro serão pagos dia 4 de fevereiro, atendendo a pedidos das lideranças sindicais do funcionalismo, tendo em vista que a prefeitura de Campo Grande marcou para aquela data o vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Normalmente a folha do Estado é paga entre os dias 8 e 10 de cada mês. Se os salários referentes a janeiro não fossem antecipados, os servidores estaduais teriam dificuldade para quitar o IPTU à vista e, desta forma, ter direito ao desconto de 20% que a prefeitura oferece. Se optar pelo parcelamento, o contribuinte tem abatimento de 10% no valor desde que a quitação seja feita até a data do vencimento da parcela.

O secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco, lembrou que esse é o segundo ano consecutivo que o governo do Estado divulga com antecedência as datas de pagamento dos salários, e frisou que esse compromisso só está sendo possível “graças ao empenho de toda a equipe, desde os servidores da Secretaria de Receita e Controle, no esforço para elevar a arrecadação, passando pelas demais pastas e órgãos da administração estadual, que atenderam a determinação do governador [Zeca do PT] para reduzir despesas”.

Franco lembrou que o início do governo do PT foi cercado de muita expectativa e até mesmo alguns correligionários eram céticos quanto ao cumprimento dos compromissos firmados em campanha. “Estamos cumprindo tudo que prometemos. Nem sempre na velocidade que os servidores queriam que fosse, mas de forma equilibrada, sem comprometer as finanças do Estado.”

O Estado tem cerca de 54 mil servidores, incluindo aposentados e pensionistas. A folha, segundo Ronaldo Franco, ultrapassa R$ 80 milhões, considerando todos os encargos trabalhistas incidentes.


Credibilidade - O presidente do Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis), Maurício Godoy, destacou a importância de se estabelecer datas para o pagamento dos salários. “Os servidores podem programar suas compras.” Godoy lembrou que na década de 90, antes de Zeca do PT assumir o governo, o funcionalismo estadual estava desacreditado. “A gente não tinha crédito na praça. Hoje é o contrário, somos assediados até dentro de nossas casas por vendedores oferecendo produtos ou empréstimos”.


Calendário – A Secretaria de Gestão Pública mandou imprimir calendários de 2005 com as datas de liberação dos salários de cada mês. Em janeiro a folha do Estado será paga dia 10, em fevereiro dia 4, em março e abril dia 8, em maio dia 6, em junho, julho e agosto dia 8, em setembro dia 9, em outubro dia 7, em novembro dia 9 e em dezembro dia 8. O décimo terceiro salário de 2005 será pago dia 20, conforme o calendário.

João Prestes - APn

SIGA-NOS NO Google News