Cassilândia, Domingo, 26 de Março de 2017

Últimas Notícias

10/12/2014 08:32

Estabilidade emocional: o melhor presente para o seu filho

Heloisa Capelas

Está chegando o Natal e você está pensando qual o melhor presente para dar para seu filho?

Nada de errado em presentear as crianças com aquilo que elas desejam, mas já que estamos falando de uma época de reflexão sobre o que somos e o que queremos que nossos filhos sejam, aqui vai um presente precioso.

Um estudo da LSE (London School of Economics) com mais de 9 mil crianças afirma que estabilidade emocional no lar tem mais influência na felicidade futura de crianças do que dinheiro ou, até mesmo, um bom desempenho acadêmico. Os pesquisadores concluíram que a "saúde emocional" na infância é fator determinante.

Nos muitos anos lidando com pessoas e estudando a inteligência comportamental, também defendo que muitas das características que apresentamos na fase adulta são definidas durante a infância e que os comportamentos que observamos daqueles que são próximos nessa fase é que refletirão nas nossas emoções futuras.

A inteligência emocional é a mais vivida em toda a primeira infância, por volta dos sete anos. Quando a criança nasce, ela é seu corpinho e todas as sensações dele. Em resumo, sobressaem suas partes física e emocional, já as outras inteligências estão lá, mas em latência.

Essa afirmação é fundamentada no Processo Hoffman, no qual me tornei especialista. Criado por Bob Hoffman em 1967, o método consiste em uma teoria que considera a integração das inteligências humanas: intelectual, emocional, espiritual (ou intuitivo) e corporal (ou físico).

Quase no mesmo período, o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, descreveu as quatro funções psicológicas humanas (pensamento, sentimento, sensação e intuição). Mais tarde, por voltada da década de 1990, a inteligência emocional se tornou reconhecida como fator essencial da personalidade humana para as soluções de problemas do dia a dia.

Em suma, o aprendizado na infância depende da nossa inteligência emocional e ocorre sempre por cópia e repetição. A criança nasce com toda a capacidade de sentir e vai desenvolvendo-a à medida que percebe como é que o outro vive. Como é que o outro expressa raiva? Tem abraço? Não tem abraço? Como é que a mãe fala? Alto, baixo, depressa...Tudo isso a criança segue aprendendo a expressar, tendo como referencial o próprio corpinho. E nosso aprendizado, na infância, é sempre por cópia e repetição.

E é esse aprendizado que absorvemos quando somos crianças que nos acompanha por toda a vida e, se não tivermos consciência dele, podemos reproduzir maus hábitos sem perceber.

A maneira como expressamos a raiva, por exemplo, tem influência dessa fase. Por isso, antes de analisar o comportamento de seu filho e o que o faz feliz, reflita sobre o seu próprio comportamento e que exemplos está dando a ele.

Heloísa Capelas é autora do livro recém-lançado, o Mapa da Felicidade (Editora Gente). Especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, atua no desenvolvimento do potencial humano há cerca de 20 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Março de 2017
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
15:01
Curiosidade
10:00
Receita do dia
06:20
Loterias
06:18
Loterias
Sexta, 24 de Março de 2017
23:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)