Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estabelecer contato não é mais praxe, diz Funai

Michèlle Canes/ABr - 21 de maio de 2005 - 05:44

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem desde 1987 fazendo o trabalho de frente de proteção para manter isoladas do contato com o homem branco tribos indígenas que ainda se encontram em sociedades organizadas da mesma maneira desde o descobrimento. Quem afirma é o coordenador substituto da Coordenação Geral de Índios Isolados, Armando Soares Filho.

O coordenador afirma que a partir da criação do departamento a aproximação com esses povos deixou de ser permitida. "Todo contato é desastroso para os índios. Como eles estão há muito tempo isolados, não têm noção de como nossa sociedade funciona e nem mesmo resistência física. Ele nunca tiveram as nossa doenças. Um contato pode matar esses índios de gripe", explica.

Segundo Armando, o trabalho feito pela coordenação se resume à procura de vestígios dos povos e proteção da área. "É um trabalho feito por ar e terra. Preferivelmente por terra. É quase sertanejo", diz. Quando os vestígios e os estudos da área comprovam a existência de uma tribo isolada, o espaço que ocupam passa a ser protegido.

Outra ação importante é a conscientização da população que vive nas redondezas das áreas protegidas. O coordenador do Conselho Indigenista Missionário Regional de Rondônia, Volmir Bavaresco, conta que a população ajuda a monitorar a ocupação de terras, que encurrala os índios. As invasões são feitas geralmente por fazendeiros, garimpeiros e grileiros. "Sabendo onde os índios estão, falamos com os colonos para não fazerem aproximação", conta. Quando há denúncias, elas são levadas à Funai e à Procuradoria Geral da República (PGR).

A Funai tem informação da existência de cerca de 40 povos isolados em todo o território nacional.

SIGA-NOS NO Google News