Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/05/2005 05:44

Estabelecer contato não é mais praxe, diz Funai

Michèlle Canes/ABr

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem desde 1987 fazendo o trabalho de frente de proteção para manter isoladas do contato com o homem branco tribos indígenas que ainda se encontram em sociedades organizadas da mesma maneira desde o descobrimento. Quem afirma é o coordenador substituto da Coordenação Geral de Índios Isolados, Armando Soares Filho.

O coordenador afirma que a partir da criação do departamento a aproximação com esses povos deixou de ser permitida. "Todo contato é desastroso para os índios. Como eles estão há muito tempo isolados, não têm noção de como nossa sociedade funciona e nem mesmo resistência física. Ele nunca tiveram as nossa doenças. Um contato pode matar esses índios de gripe", explica.

Segundo Armando, o trabalho feito pela coordenação se resume à procura de vestígios dos povos e proteção da área. "É um trabalho feito por ar e terra. Preferivelmente por terra. É quase sertanejo", diz. Quando os vestígios e os estudos da área comprovam a existência de uma tribo isolada, o espaço que ocupam passa a ser protegido.

Outra ação importante é a conscientização da população que vive nas redondezas das áreas protegidas. O coordenador do Conselho Indigenista Missionário Regional de Rondônia, Volmir Bavaresco, conta que a população ajuda a monitorar a ocupação de terras, que encurrala os índios. As invasões são feitas geralmente por fazendeiros, garimpeiros e grileiros. "Sabendo onde os índios estão, falamos com os colonos para não fazerem aproximação", conta. Quando há denúncias, elas são levadas à Funai e à Procuradoria Geral da República (PGR).

A Funai tem informação da existência de cerca de 40 povos isolados em todo o território nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)