Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

21/05/2005 05:44

Estabelecer contato não é mais praxe, diz Funai

Michèlle Canes/ABr

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem desde 1987 fazendo o trabalho de frente de proteção para manter isoladas do contato com o homem branco tribos indígenas que ainda se encontram em sociedades organizadas da mesma maneira desde o descobrimento. Quem afirma é o coordenador substituto da Coordenação Geral de Índios Isolados, Armando Soares Filho.

O coordenador afirma que a partir da criação do departamento a aproximação com esses povos deixou de ser permitida. "Todo contato é desastroso para os índios. Como eles estão há muito tempo isolados, não têm noção de como nossa sociedade funciona e nem mesmo resistência física. Ele nunca tiveram as nossa doenças. Um contato pode matar esses índios de gripe", explica.

Segundo Armando, o trabalho feito pela coordenação se resume à procura de vestígios dos povos e proteção da área. "É um trabalho feito por ar e terra. Preferivelmente por terra. É quase sertanejo", diz. Quando os vestígios e os estudos da área comprovam a existência de uma tribo isolada, o espaço que ocupam passa a ser protegido.

Outra ação importante é a conscientização da população que vive nas redondezas das áreas protegidas. O coordenador do Conselho Indigenista Missionário Regional de Rondônia, Volmir Bavaresco, conta que a população ajuda a monitorar a ocupação de terras, que encurrala os índios. As invasões são feitas geralmente por fazendeiros, garimpeiros e grileiros. "Sabendo onde os índios estão, falamos com os colonos para não fazerem aproximação", conta. Quando há denúncias, elas são levadas à Funai e à Procuradoria Geral da República (PGR).

A Funai tem informação da existência de cerca de 40 povos isolados em todo o território nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)