Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/05/2005 07:42

Esposa de ex-presidente renuncia a asilo político

Gabriela Guerreiro/ABr

A esposa e a filha mais nova do ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez pediram hoje (6) à Secretaria Nacional de Justiça renúncia do asilo político recebido do governo brasileiro há duas semanas, quando Gutiérrez foi deposto da presidência da República. A esposa do ex-presidente, Ximena Bohórquez Romero, é deputada no parlamento equatoriano e deseja retornar ao país para exercer as atividades políticas acompanhada da filha, Viviana Estefania, de 15 anos. O pedido foi autorizado pela secretária nacional de Justiça, Cláudia Chagas. O ex-presidente equatoriano não pediu renúncia do asilo e pretende continuar no Brasil.

Com a renúncia, Ximena e Viviana Gutiérrez podem continuar com livre trânsito no Brasil como turistas, mas perdem a segurança especial mantida enquanto eram dependentes de um asilado político. Segundo o Ministério da Justiça, Ximena Romero disse que vai retornar ao Equador em breve, mas não revelou a data em que embarcará de volta ao país.

A família deixou o Equador no último dia 24 de abril, três dias depois de Lucio Gutiérrez ser deposto da presidência. Antes de embarcar para o Brasil, o ex-presidente equatoriano ficou abrigado na embaixada brasileira em Quito até conseguir deixar o local em missão comandada pela Aeronáutica brasileira. A embaixada foi cercada por manifestantes contrários à saída de Gutiérrez do país.

A filha mais velha do ex-presidente, Carina Ximena, é cadete do Exército e preferiu continuar no Equador. Lucio Gutiérrez decidiu pedir asilo ao Brasil após enfrentar seguidas revoltas populares contra seu governo e uma votação no Congresso Nacional do Equador que resultou na sua destituição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)