Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Esporte na infância reduz problemas de comportamento, diz pesquisa

Agência Rádio - 14 de julho de 2011 - 07:22

Atividades esportivas podem diminuir a agressividade em crianças. Esta afirmação está em uma pesquisa desenvolvida em Israel, que avaliou 649 meninos e meninas entre nove e doze anos de idade. Durante 24 semanas de avaliação, um grupo de crianças ficou sem desenvolver nenhuma atividade física enquanto outra parte do grupo participou das atividades. Ao final da avaliação, foi constatado que as crianças envolvidas com o esporte começaram a mostrar uma melhoria significativa de comportamento. Para a pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença, o resultado da pesquisa tem fundamento:


\"Normalmente qualquer atividade esportiva a gente aprende a lidar com regras, com limites. Ela tem a sociabilidade, que é a reação do conjunto, ela vai em busca do sucesso, ela se empenha mais, e ela aprende a lidar com vitórias e perdas. Isso é importantíssimo para a auto estima da criança. Essa auto estima, essa auto confiança, isso faz uma diferença lá na frente, importantíssima.\"

A pesquisa revelou também que, além da melhora de comportamento, as crianças que praticaram esportes revelaram uma maior capacidade de resolver problemas, conforme explica a pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença:


\"Aumenta a coordenação motora dessa criança, e faz com que ela melhore a sua capacidade de raciocínio, a criança fica muito mais focada.\"

A pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença explicou também que o esporte na infância evita várias doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e outras complicações cardiorespiratórias no futuro.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News