Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: esporte e a lesão do ligamento cruzado anterior

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 31 de agosto de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: esporte e a lesão do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) em sua quase totalidade ocorre em traumas isolados, onde o atleta se machuca sozinho. É incomum que a lesão aconteça depois de uma entrada violenta ou um choque entre jogadores de futebol, por exemplo. Normalmente o atleta lesiona o seu ligamento em situações onde está sozinho, parando rapidamente ou mudando de direção. A lesão é comum em casos onde o pé fica preso ao solo e há o entorse do joelho, com uma conjunção de movimentos (flexão, rotação e valgo) que leva à ruptura do Ligamento.

Mas esse fantasma não é exclusivo do futebol. Muito pelo contrário, é muito frequente, e até mais, em esportes como o Handebol, Basquete, Skate, entre outros.

Nesse momento a pessoa chega a escutar um estalo, correspondente à ruptura, e o joelho, na maioria das vezes, imediatamente se torna inchado. A dor é descrita como lancinante e o retorno à atividade na maioria das vezes impossível.

Quando ocorre, a Lesão do LCA leva o atleta, profissional ou amador, à mesa de cirurgia, pois é inviável a prática do esporte com a instabilidade inerente à falta do Ligamento Cruzado. É necessária a correção desta através da artroscopia, procedimento feito através de câmera de vídeo articular, que dura em média 60 minutos. Após a cirurgia o atleta fica afastado de sua atividade esportiva por um período que pode variar de 6 a 9 meses, em intenso tratamento com fisioterapia e fortalecimento muscular.

Portanto, a lesão do LCA afasta a pessoa por praticamente um ano do esporte que pratica, motivo pelo qual a chamo de fantasma.

Cada vez mais nos deparamos com lesões do LCA em diversos esportes, principalmente naqueles com mudança de direção abrupta. Precisamos estar preparados para lidar com esse tipo de afecção, e principalmente precisamos aprender como evitar, se é que é possível, que a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior aconteça.

Sobre o Dr. Pedro Baches Jorge

O Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Membro Fundador do Núcleo de medicina esportiva do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

Sobre a Clínica SO.U Ortopedia

Com uma equipe altamente qualificada formada por ortopedistas e traumatologistas, médicos do esporte e fisioterapeutas, a SO.U oferece aos seus pacientes atendimento humanizado e personalizado. Seus 3 centros, localizados na cidade de São Paulo, possuem altíssima tecnologia de saúde e sua equipe é formada por profissionais capacitados e experientes. A Clínica oferece atendimento especializado nas áreas de coluna, joelho, ombro e cotovelo, oncologia ortopédica, pé e tornozelo, punho e mão, quadril e um centro de medicina do esporte. Preparada para realizar atendimento clínico e reabilitar pacientes com lesões ortopédicas, traumatológicas e lesões esportivas, a SO.U tem como missão prevenir, tratar e reabilitar os pacientes de forma eficaz e responsável.

Divulgação: Rojas Comunicação

SIGA-NOS NO Google News