Cassilândia, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

10/09/2017 11:00

Esporte e a lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Gazeta Esportiva

O ligamento cruzado anterior (LCA) em sua quase totalidade ocorre em traumas isolados, onde o atleta se machuca sozinho. É incomum que a lesão aconteça depois de uma entrada violenta ou um choque entre jogadores de futebol, por exemplo. Normalmente o atleta lesiona o seu ligamento em situações onde está sozinho, parando rapidamente ou mudando de direção. A lesão é comum em casos onde o pé fica preso ao solo e há o entorse do joelho, com uma conjunção de movimentos (flexão, rotação e valgo) que leva à ruptura do Ligamento.

Mas esse fantasma não é exclusivo do futebol. Muito pelo contrário, é muito frequente, e até mais, em esportes como o Handebol, Basquete, Skate, entre outros.

Nesse momento a pessoa chega a escutar um estalo, correspondente à ruptura, e o joelho, na maioria das vezes, imediatamente se torna inchado. A dor é descrita como lancinante e o retorno à atividade na maioria das vezes impossível.

Quando ocorre, a Lesão do LCA leva o atleta, profissional ou amador, à mesa de cirurgia, pois é inviável a prática do esporte com a instabilidade inerente à falta do Ligamento Cruzado. É necessária a correção desta através da artroscopia, procedimento feito através de câmera de vídeo articular, que dura em média 60 minutos. Após a cirurgia o atleta fica afastado de sua atividade esportiva por um período que pode variar de 6 a 9 meses, em intenso tratamento com fisioterapia e fortalecimento muscular.

Portanto, a lesão do LCA afasta a pessoa por praticamente um ano do esporte que pratica, motivo pelo qual a chamo de fantasma.

Cada vez mais nos deparamos com lesões do LCA em diversos esportes, principalmente naqueles com mudança de direção abrupta. Precisamos estar preparados para lidar com esse tipo de afecção, e principalmente precisamos aprender como evitar, se é que é possível, que a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior aconteça.

Sobre o Dr. Pedro Baches Jorge

O Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Membro Fundador do Núcleo de medicina esportiva do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

Sobre a Clínica SO.U Ortopedia

Com uma equipe altamente qualificada formada por ortopedistas e traumatologistas, médicos do esporte e fisioterapeutas, a SO.U oferece aos seus pacientes atendimento humanizado e personalizado. Seus 3 centros, localizados na cidade de São Paulo, possuem altíssima tecnologia de saúde e sua equipe é formada por profissionais capacitados e experientes. A Clínica oferece atendimento especializado nas áreas de coluna, joelho, ombro e cotovelo, oncologia ortopédica, pé e tornozelo, punho e mão, quadril e um centro de medicina do esporte. Preparada para realizar atendimento clínico e reabilitar pacientes com lesões ortopédicas, traumatológicas e lesões esportivas, a SO.U tem como missão prevenir, tratar e reabilitar os pacientes de forma eficaz e responsável.

Divulgação: Rojas Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 25 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)