Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

14/07/2012 09:39

Espirro: Especialista conta por que faz mal prender

Por meio do espirro, nós eliminamos secreções e limpamos as vias aéreas. O ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora. Quando a gente segura o espirro a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura e até mesmo inflamação, por que a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas continua no organismo. A estudante Heloisa Rosignoli tem rinite alérgica e conta que prende o espirro para não incomodar os outros.

\"Quando você tem rinite, dificilmente você dá só um espirro. Eu dou no mínimo três espirros para mais e, às vezes, é necessário prender porque estou em lugar que está em silêncio, as pessoas estão concentradas e fica um pouco desconfortável espirrar muitas vezes e alto na frente dos outros. Imediatamente após prender o espirro, eu sinto um pouco de tontura e um pouco de pressão no rosto.\"

A otorrinolaringologista do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Carolina Mello explica o que pode acontecer quando a gente prende o espirro.

\"O que acontece é que ele não é eliminado e isso vai gerando um acúmulo progressivo da secreção dentro do nariz e facilita que esse acúmulo se estenda para os seios da face e causar uma sinusite. Então, o ideal é que realmente o espirro ocorra normalmente e que além disso seja feita uma higiene nasal, de preferência com soro fisiológico para eliminar bastante a secreção que está se acumulando no nariz.\"

A otorrinolaringologista Carolina Mello recomenda colocar a mão ou um lenço na frente do nariz quando formos espirrar, não apenas por questão de educação, mas também para não espalhar a secreção que pode contaminar quem está em volta.

Reportagem, Amanda Mendes


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)