Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialistas discutem reforma universitária no MEC

Assessoria MEC - 12 de maio de 2004 - 14:51

O Ministério da Educação promove quinta-feira, 13, das 15h às 17h, a terceira palestra pública sobre a reforma universitária, no auditório do edifício-sede, em Brasília. O tema do debate é A Experiência Européia e a Experiência Latino-americana, com a participação dos professores Johann W. Gerlach, da Freire Universität Berlin, da Alemanha, e Timothy Martin Mulholland, vice-reitor da Universidade de Brasília. O ministro Tarso Genro estará presente ao debate. A entrada é franca.


Johann W. Gerlach, alemão de Coblenza, é advogado, especialista em Direito Civil, Mercantil, do Consumidor e do Meio Ambiente, entre outros ramos do direito. É formado também em economia e sociologia. Estudou nas universidades de Bonn, Colônia, Viena e Friburgo e possui livros e várias publicações em espanhol. Já Timothy Martin Mulholland, vice-reitor da Universidade de Brasília, 52 anos, é doutor em psicologia cognitiva pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Publicou estudos e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros e apresentou trabalhos em congressos científicos nacionais e internacionais nas áreas de percepção e processos cognitivos, com contribuição reconhecida ao estudo do raciocínio analógico.


O processo de discussão da reforma universitária obedece a uma agenda composta de uma série de palestras públicas, colóquios e conferências; cinco encontros regionais; e o acompanhamento, por observadores do MEC, dos debates promovidos pelas entidades ligadas à educação. Segundo o ministro Tarso Genro, o objetivo dessa agenda é chegar em novembro com a “melhor síntese” produzida por um debate aberto, que vai se materializar na proposta de Lei Orgânica da Educação Superior, a ser encaminhada ao Congresso Nacional.


Além desses espaços para discutir a reforma universitária, o ministro Tarso Genro criou, dia 31 de março último, o Portal da Reforma, um canal virtual de discussões sobre o tema entre o governo e a sociedade. O portal permite que os usuários saibam das notícias, conheçam o calendário de reuniões para discussão da questão, recebam imagens, participem de fóruns e emitam a sua opinião sobre a reforma.


Repórter: Susan Faria

SIGA-NOS NO Google News