Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialistas dão dicas para entrar na lista de contratações de fim de ano

Campo Grande News - 30 de outubro de 2018 - 13:30

Para sair da lista de desempregados a chance da vez são as contratações temporárias do fim de ano. Neste período, mais do que “mostrar serviço”, o candidato com a efetivação como meta precisa ter “olhar de dono”. Especialistas e empresários de Campo Grande classificam prioridades para quem quer um registro em carteira.

O gerente de Escola e Varejo da Associação Comercial de Campo Grande, Moacir Pereira Júnior, explica que o mercado de trabalho possui duas pontas: o alto número de desempregados e as empresas que precisam de candidatos qualificados.

Ele garante que as empresas não precisam mais de colaboradores, mas de parceiros que queiram ver a empresa crescer. Essa é a única forma do trabalhador prosperar dentro do negócio. Se a empresa não prospera o trabalhador não tem chance de crescer.

“Vemos que as pessoas engajadas com o seu trabalho, atualmente, estão empregadas e ganhando muito bem. Para transformar a oportunidade temporária em efetivação necessita de comprometimento, o candidato tem que estar engajado com o negócio”, explica.

Moacir pondera que o mesmo currículo, ou seja, as competências que te empregam podem ser destruídas pelo comportamento, por exemplo, o mau humor com os clientes e parceiros de trabalho.

“O mercado não tem espaço para amador. No comércio, tem que gostar de cheiro de gente", pontua o gerente escola de varejo, Moacir Pereira Júnior.

Muitas pessoas têm dificuldade e mostrar pró-atividade e caem no marasmo, na zona de conforto. Entre os principais erros estão a falta de entrega de resultados, dificuldade no relacionamento interpessoal e de conexão pessoal.

“O colaborador se desprende facilmente do foco, por causa das redes sociais, mas sabe utilizá-las facilmente. No entanto, não consegue manter um campo visual, se expressar pessoalmente ou trabalhar em grupo. O trabalhador precisa ter atenção plena no que está fazendo, porque problemas todos têm”, ressalta.

Ter um perfil impecável para o empregador exige diversos fatores. Ter metas e cuidado com o currículo, não podem ficar de fora.

“Não tem uma empresa hoje que não viva de metas. Tem que gostar de metas, principalmente pessoais. Precisamos cuidar do currículo. Às vezes você recebe um currículo em 2018, mas o último curso do candidato foi feito em 2014. O que ele fez nos últimos quatro anos? Isso acontece muito com funcionário antigo, que desiste de se qualificar porque a empresa não vai pagar. Então, a qualificação precisa estar atualizada, porque conhecimento se tornou produto perecível, o que acontece hoje talvez não sirva para amanhã”, lembra.

O gerente reitera que o mercado tem oferecido muitos produtos via internet e isso minimiza a mão de obra e esvazia o fluxo dentro de lojas.

“O mercado não tem espaço para amador. No comércio, tem que gostar de cheiro de gente. Ninguém vai mandar embora quem apresenta resultados. São pequenas coisas, mas são fatores que desligam funcionários de empresas”, finaliza.

No Shopping Norte Sul Plaza, as contratações temporárias iniciam em novembro. Neste fim de ano, principalmente aos fins de semana, o movimento aumenta e fluxo dentro das lojas demanda mais funcionários.

A nova loja Gavic Cosméticos abriu as portas no início de outubro com nove funcionários e segundo as sócias-proprietárias Neire Rodrigues Belmont e Ana Rosangela dos Santos, já projeta contratações reforço.

As empresárias cobram experiência, porque o ramo de cosméticos exige conhecimento. Além disso, a pro-atividade é ponto valioso na avaliação.

“Para trabalhar na loja exigimos experiência, disposição e qualificação. O mundo dos cosméticos exige estudo, pois ele se renova a cada dia. A dificuldade é de encontrar candidatos com bom atendimento, porque o cliente chega cheio de perguntas, com muitos questionamentos. É necessário satisfazer o pedido do cliente e não responder com a frase “não temos”, é preciso entender de cosméticos para oferecer um produto com a mesma qualidade, de outra marca, mas que faça o mesmo serviço”, pontua Neire.

“O candidato precisa ter empatia, se colocar no lugar do cliente. O funcionário nessa área precisa de atualizar e ter interesse em se atualizar”, completa Ana.

A loja pretende selecionar dois temporários para o período da manhã e três para tarde/noite. Além disso, devem abri vagas para freelancers aos fins de semana.

Confira as principais dicas:

- Engajamento
- “Olhar de dono” – ser um parceiro da empresa para conseguir crescer
- Entrega de resultados – o candidato é contratado pela qualificação, mas precisa provar
- Ter iniciativa e “acabativa” – concluir trabalhos
- Se desligar do virtual – ter relacionamento “olho no olho”, ter conexão real com as pessoas
- Atenção Plena – Se desligar dos problemas e focar no trabalho
- Bom relacionamento interpessoal - É preciso saber trabalhar e pensar em grupo
- Metas – ter metas com a empresa e pessoais
- Cuidado com o currículo – Nunca deixar de atualizar conhecimento e qualificações

SIGA-NOS NO Google News