Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialistas criticam falta de atenção ao professor

Agência Câmara - 15 de outubro de 2004 - 09:54

O senador Cristovam Buarque (PT-DF) afirmou há pouco, no debate da TV Câmara sobre o ensino, que um dos grandes problemas da educação é a falta de atenção ao professor. Ele enfatizou que não há como o professor ter boa formação sem um bom salário, e disse também que a cultura brasileira não valoriza a educação. O ex-ministro da área acrescentou que o dinheiro utilizado pelo Governo para pagar a dívida externa faz falta na hora de valorizar o salário do professor.
Para o deputado Bonifácio de Andrada (PMDB-MG), que também participa do debate em homenagem ao Dia do Professor, comemorado hoje, o professorado brasileiro dedica-se à profissão, apesar dos problemas, porque a vocação é mais forte.

Perfil dos professores
O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, falou sobre a publicação editada pelo organismo da ONU que trata do perfil dos professores brasileiros. Ele disse que só pode haver mais qualidade no ensino se a sociedade souber reconhecer o valor dos professores e se eles forem bem remunerados. Werthein salientou as dificuldades dos professores de terem uma boa formação ou acesso a tecnologias como a Internet. De acordo com a Unesco, mais da metade dos professores brasileiros não utilizam computadores.
A diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Aparecida da Silva, outra convidada para o debate, disse que há diferentes problemas nos diversos níveis de ensino, mas as condições de trabalho, em geral, são muito ruins.


Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News